“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Aconteceu nesta terça-feira, 12 de dezembro, a apresentação do Projeto Flautimar, que movimenta diversos alunos em Marmelópolis. Em um momento único, as apresentações aqueceram os corações e envolveram todos os presentes em uma experiência musical única no município.

A apresentação dos alunos foi muito aguardada por todos, inclusive para o prefeito de Marmelópolis, Camilo Alberto Ribeiro da Silva, que esteve prestigiando as apresentações e presenciando um verdadeiro movimento de entusiasmo e talentos na cidade.

Na cidade de Marmelópolis, o projeto musical Flautimar tem conquistado o coração das crianças desde 2009. Idealizado pelo professor Ronaldo Francisco da Silva Alves, o projeto começou em uma única sala de aula e, ao longo dos anos, expandiu-se para toda a escola.

Realizado semanalmente, com uma aula por semana em cada sala, o projeto envolve tanto as crianças da cidade quanto as dos bairros vizinhos. O professor Ronaldo trabalha com partituras e flauta doce, incentivando os alunos a aprenderem a ler música.

Com uma média de 150 crianças participando atualmente, o projeto abrange os alunos do segundo ao quinto ano das Escolas Municipais Professor Francisco Bruno Ribeiro, Olindo Ribeiro Alves e Euclides Fortes. O professor optou por não incluir as séries do primeiro e pré-escolar devido à necessidade de leitura musical.

O Projeto Flautimar conta com o apoio total da Prefeitura de Marmelópolis, da secretaria de Educação e da diretoria das escolas. Recentemente o prefeito Camilo disponibilizou flautas para as crianças, antes até do professor Ronaldo arrecadar dinheiro para comprá-las. Além disso, a prefeitura disponibilizou alguns recursos para o sucesso do projeto.

O prefeito Camilo reconhece a importância desse projeto para o desenvolvimento das crianças, tanto em termos de coordenação motora quanto de raciocínio. Ronaldo, professor dos alunos, está totalmente comprometido em continuar trabalhando desta forma e poder contar com o apoio do Executivo Municipal.

O Projeto Flautimar é uma iniciativa que une a música, educação e apoio governamental, proporcionando uma experiência enriquecedora para as crianças em Marmelópolis.

 

Por: Bruno Moraes