“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O resultado do novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) aponta uma melhora no índice que de infestação do mosquito Aedes aegypti em Rio Preto, com taxa de 0,8% e risco considerado baixo de infestações.

A pesquisa, realizada pelos agentes municipais de endemias do Setor Municipal de Vigilância em Saúde, aconteceu entre os dias 6 e 10 de novembro. Ao todo, foram inspecionados 238 imóveis.

O programa é um indicador do Ministério da Saúde que analisa situação de risco de surto para epidemias, como Dengue, Zika e Chikungunya nos municípios. O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.

Os agentes de endemias alertam que, embora o risco apontado seja baixo, o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos, por essa razão é importante manter a vigilância e evitar o acúmulo de água parada checando possíveis focos toda semana.

Com informações e foto da Prefeitura de Rio Preto