“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Aconteceu na última segunda-feira (20) o lançamento do projeto Parlamento Jovem 2023 no município de Olímpio Noronha. Estiveram reunidas autoridades locais como o Presidente da Câmara Wilson e os vereadores Jonas, Claudio, Edson, João Paulo e Marcio;  a turma de alunos escolhida para dar vida ao projeto e familiares, para conhecer e entender sobre o assunto e tudo o que será desenvolvido durante o ano.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) através da Escola do Legislativo (ELE) em parceria com as câmaras municipais. É voltado para os estudantes do ensino médio e superior com o objetivo de estimular a formação política dos estudantes por meio de atividades onde eles possam entender a organização dos poderes – com foco no Legislativo – e o papel da participação da população no parlamento.

A abertura oficial da cerimônia foi feita pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Wilson José Landim. Ele agradeceu a presença de todos, declarou aberta a sessão e enfatizou que “a juventude é uma força transformadora e vocês têm o poder de fazer a diferença”. O coordenador do Projeto Parlamento Jovem em Olímpio Noronha, o vereador Jonas Tadeu Rocha, demonstrou sua alegria e satisfação em poder desenvolver este projeto com os alunos e o quanto será importante trabalhar questões acerca do tema escolhido para este ano, que será “Jovens e o Mercado de Trabalho”. O vereador ressaltou o papel que os jovens desempenham em uma comunidade e como o projeto abre portas para a criação de novas ideias que promovam debates de pontos de relevância para a comunidade, através de oficinas que serão realizadas tanto no ambiente escolar como também dentro da Câmara Municipal.

A diretora da Escola Estadual Professora Maria Antonieta Romano Salgado, Raquel Brandão Mendes, estava presente e fez um breve discurso sobre o papel da escola em preparar e incentivar os estudantes. Também agradeceu a iniciativa dos responsáveis e que juntos poderão ter êxito na execução do mesmo, colhendo em um futuro próximo os frutos deste trabalho. Na sequência, a secretária do departamento de Educação, Renata Nicácio de Oliveira, subiu ao plenário e elogiou a turma que participará do projeto e reiterou que um bom profissional é aquele que faz diferença e, através do Parlamento Jovem, será uma ótima oportunidade para que os alunos possam fazer a diferença no município.

Um dos convidados, advogado Dr. Filipe, de Jesuânia, reforçou as falas daqueles que discursaram anteriormente e direcionou o seu discurso sobre a fase que estes jovens estão vivendo. “O ensino médio é tempo de sonhar, tempo de plantio. É preciso plantar bem para colher bem no futuro”, mencionou. Ele também disse como o mercado de trabalho é competitivo e exigente, porém, em contrapartida, o conhecimento está mais acessível graças às novas tecnologias e que está ao alcance dos alunos.

O vereador Jonas também pontuou que, no ano passado, das 120 escolas onde foi implementado o Parlamento Jovem, o município de Olímpio Noronha foi destaque e ficou em 4º lugar no estado de Minas, referente ao trabalho realizado nas oficinas. Foi transmitido um vídeo sobre o encontro regional do ano passado no município de Maria da Fé, onde os alunos puderam falar sobre suas experiências com o projeto. Pegando o gancho do vídeo, Jonas reiterou que o objetivo do Parlamento Jovem é garantir que os estudantes tenham um objetivo de vida e estejam preparados para promover discussões acerca de ideias inovadoras e que tragam resultados positivos.

As alunas Sophia, Lavínia e Diandra, integrantes do projeto, prepararam uma apresentação especial onde foi recitado um poema sobre ser jovem. Para encerrar, foi feito o agradecimento pelo vereador Jonas que reforçou que o projeto é uma via de mão dupla, onde idealizadores e alunos caminham juntos para alcançarem soluções dentro dos objetivos traçados. Não havendo mais nada a tratar, o presidente retornou ao plenário e declarou encerrada a sessão.

Por Sidney Franco