“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Foi completado na terça-feira, 13 de fevereiro de 2024, o jubileu áureo da Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Rio Verde.

A Igreja Matriz de Conceição do Rio Verde foi a primeira igreja da Diocese da Campanha em receber o título de Basílica Menor no ano de 1974, pelo Papa São Paulo VI, tendo como Bispo Diocesano, o Servo de Deus, Dom Othon Motta, e como pároco, Cônego Cândido Silva.

Em todo o mundo, a Virgem Maria é venerada de maneira toda especial. Esta veneração se manifesta por orações e votos. Não faltam imagens e templos que lhe são dedicados, entre eles templos pequenos e humildes e templos de rara grandeza e beleza. Dentre tantos, destaca-se a Igreja Matriz de Conceição do Rio Verde, templo admirável e dedicado a Nossa Senhora da Conceição.

O pedido na época foi realizado pelo venerável irmão Dom Othon Motta, Bispo da Campanha. Dado em Roma, junto à Cátedra de São Pedro, sob o Selo do Pescador, no dia 13 de fevereiro de 1974, a Igreja Matriz de Conceição do Rio Verde foi elevada ao título de Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição.

A cerimônia ocorreu no dia 30 de agosto do mesmo ano, com a presença de vários bispos e padres, em um momento histórico e alegria para todos os conceiçoenses.

Posteriormente, este título também foi concedido a Paróquia Nossa Senhora das Dores – Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, em Boa Esperança, e Basílica Menor de São Lourenço Mártir, em São Lourenço.

No dia 13, ocorreu uma missa solene em ação de graças pelos 50 anos de elevação à dignidade de Basílica Menor. A programação da festividade continuará no dia 30 de agosto, data da instalação litúrgica.

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição tem uma programação especial anualmente com diversas atividades, tendo destaque o período da Semana Santa que se aproxima. As missas contam sempre com um grande número de fiéis, músicos, coral paroquial e a majestosa e tradicional Corporação Musical Imaculada Conceição, assim como procissões entre outras atividades.

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a primeira Basílica Menor da Diocese da Campanha destaca-se também como um dos principais pontos turísticos religiosos da região.

Além da fé e devoção a Nossa Senhora da Conceição, o turismo religioso é atraído também pela arquitetura da basílica, tendo como destaques as imagens dos doze apóstolos de Cristo, colocadas em cada uma das colunas da nave como na basílica de São Bento, em São Paulo.

A cidade possui uma infraestrutura para receber os fiéis, com requinte e conforto, em suas pousadas. Conceição do Rio Verde oferece seus visitantes uma ótima comida típica mineira, além do turismo religioso, possuindo também rios e Parque de Água Mineral, atraindo turistas que buscam paz e sossego.

Informações: Diocese da Campanha

Fotos: Paróquia de Nª Senhora da Conceição

Foto Capa: Arte Filmes