“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Prefeitura de Contagem tem investido para proporcionar conforto, orientação e atendimento ao idoso em ações que acontecem dentro e fora de instituições. Desde 2021, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, milhares de pessoas são atendidas na cidade, de forma profissional, acolhedora e eficiente.

Com um trabalho em três frentes diferenciadas, a Prefeitura tem realizado ações que primam pela prevenção, fortalecimento de vínculos e cuidados especiais. Hoje, são cerca de R$ 9 milhões investidos na implementação dessa política.

“Atualmente podemos destacar esses três eixos de trabalho. O primeiro, de prevenção, a fim de que o idoso não rompa vínculos com familiares ou tutores, é feito na própria residência da pessoa. Nesse caso, o idoso não consegue ir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) por motivo de locomoção ou acessibilidade. Contagem, reconhecidamente, possui um programa eficaz, que vai até a pessoa e oferece os serviços públicos no local, como cadastramentos e orientações, por meio da Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas (PSBD)”, explica a subsecretária de Assistência Social, Michele Caldeira.

“Além disso, há o caso do idoso que sofreu alguma violação de direito e que também possui dificuldades em locomoção. Nesse caso, os vínculos ainda podem ser retomados, mesmo que haja, em curso, alguma denúncia ou determinação judicial (juiz e/ou Ministério Público). Temos uma equipe, com assistente social e psicólogo, que vai até o domicílio para buscar restabelecer esse vínculo e fazer o acompanhamento. Esse serviço é o de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias (Pedif)”, destacou a subsecretária.

ILPI

A Casa da Pessoa Idosa de Contagem é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que oferece um ambiente residencial para cerca de 70 idosos que necessitam de cuidados prolongados, que não possuem quaisquer vínculos ou que estejam com relações muito fragilizadas ou rompidas definitivamente.

Além de fornecer cuidados médicos, fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional, a ILPI oferece atividades que promovem a autoestima e o empoderamento dos residentes. O atendimento é qualificado e feito por equipes multiprofissionais, compostas, entre outras, por cuidadores, agentes operacionais, assistentes sociais, psicólogo, terapeuta ocupacional e cozinheiros.

Parceria com o Lar Maria Clara

A Prefeitura de Contagem custeia ainda, 60 idosos, que vivem no Lar Maria Clara. A instituição, que funciona há mais de 95 anos em Contagem, possui uma equipe técnica bem capacitada, com psicólogos, fisioterapeutas e médicos. Além disso, há seis refeições diárias, com acompanhamento individualizado e um atendimento de qualidade. Clique aqui e conheça a história e trajetória do Lar Maria Clara. Mais informações: (31) 3398-7189 e (31) 98417-4502 (WhatsApp).

Com as informações da Prefeitura de Contagem

Foto: Adelcio Ramos / PMC