“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Em uma missão histórica, o Japão conseguiu pousar uma sonda não-tripulada na Lua nesta sexta-feira (19), se tornando a 5ª nação do mundo a atingir tal feito, de acordo com a Jaxa — agência espacial japonesa. Até então, apenas os Estados Unidos, a antiga União Soviética, a China e a Índia tinham alcançado esse marco.

Ainda segundo a Jaxa, a sonda SLIM (módulo de pouso inteligente para investigar a Lua, na sigla em inglês) pousou na Lua por volta das 12h20 no horário de Brasília. O objetivo é determinar a capacidade do país de realizar um pouco de alta performance em solo lunar. O Japão ainda pretendia conseguir o “pouso mais preciso” já feito na Lua.

A previsão é que a Jaxa leve cerca de um mês para verificar se o pouso da SLIM, de fato, alcançou os seus objetivos de alta precisão. A agência tinha a expetativa de pouso em um local perto de encostas. Aterrissagens mais convencionais, por exemplo, possuem uma precisão de dezenas de quilômetros, o que pode limitar a exploração em determinados locais.

Com informações da TV Cultura

Foto JAXA / Reprodução