“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Até o presente momento não se tinha um estudo da malha viária rural de Aiuruoca, nem tão pouco a quantidade de pontes, de mata-burros e galerias pluviais existentes no território Municipal. A falta destes dados trazia uma série de dificuldades como localização de acessos, de segurança pública, elaboração e execução de projetos.

Desta forma, para que fosse possível obter um banco de dados, o Governo Municipal iniciou um estudo aprofundado, percorrendo o Município de ponta a ponta, coletando dados e fazendo demarcações através de sistemas como GPS (Global Positioning System) e demais tecnologias.

O estudo final apurou que nos 650.069 km² do Município de Aiuruoca existem quase 300 estradas rurais de terra que totalizam 1.345 km, além de 198 mata-burros (madeira/ferro), 54 pontes (madeira/concreto/ferro) e 20 galerias pluviais (manilhas e canais).

“O estudo demostrou como é desafiador os trabalhos de manutenção de nossas estradas rurais e o quanto temos trabalhado para mantê-las. O mapeamento contribuirá para que possamos traçar novos planejamentos e projetos. Também será de grande utilidade para os demais órgãos como as PMs, a Defesa Civil e o SAMU, que precisam de referências para registro de suas ocorrências, promoção da segurança e de resgates” – disse o Prefeito Erlisson do Carlinhos.

Fonte e fotos: Prefeitura de Aiuruoca