“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A vacinação de crianças será feita com a Pfizer pediátrica

Profissionais das 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Lourenço passaram por uma capacitação para administração da vacina contra a Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos. O treinamento aconteceu no auditório da Policlínica e as orientações são exigidas pelo Ministério da Saúde antes do início da imunização.

Com a capacitação, os profissionais conheceram as diferenças entre a vacina Pfizer pediátrica e a adulto. Entre elas está a cor das tampas e a dosagem. A tampa do imunizante pediátrico é de cor laranja, enquanto a dos adultos é roxa. A dosagem para os adultos é de 0,3 ml e a das crianças é de 0,2 ml.

Ainda foi falado sobre o grupo prioritário infantil e a aplicação da segunda dose. As crianças que receberão as doses primeiramente são aquelas que possuem comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas.

Depois as doses serão distribuídas por faixa etária, começando por aquelas com idade de 10 e 11 anos, oito e nove, seis e sete e, por último, as de cinco anos.

A dose do imunizante Covid Pfizer pediátrica não pode ser aplicada junto de outra vacina do calendário. Se a criança precisar tomar outra vacina, será dado um intervalo de 15 dias para a aplicação das demais.

É necessário que os pais autorizem a aplicação da vacina. Caso outra pessoa leve a criança para receber a dose, esta deve estar autorizada pelos pais. A vacina será aplicada somente com a carteirinha de vacinação e um documento da criança.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Akemi Murata, a vacina é segura e não tem contraindicações. “O que está comprovado cientificamente é que as crianças não tem eventos adversos graves. A maior parte deles são conhecidos, a exemplo da dor no local e febre. A dose não poderá ser administrada em crianças com síndrome gripal”, informou a técnica da Secretaria Municipal de Saúde

“A vacinação das crianças será feita com duas doses e o intervalo será de oito semanas, diferente do intervalo dos adultos, que é feito com 21 dias”, finalizou a Akemi.

Fonte e foto: Prefeitura de São Lourenço