“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Aconteceu na quarta-feira, 12 de julho, a formatura dos alunos do Programa de Educação Ambiental (PROGEA). O evento foi realizado no Salão do Senhor Genivaldo e contou com a presença dos formandos, autoridades, pais e comunidade caxambuense.

Compuseram a mesa de honra o Comandante do 2º Policiamento de Meio Ambiente Tenente Marcelo, Comandante do 1º Pelotão da Polícia Militar 277º 2º Tenente Edmar Pereira dos Santos Junior, Superintendente Regional de Ensino de Caxambu Nadia Wiezel, Diretora da Escola Estadual Cabo Luiz de Queiroz Isis Aragão Nunes, Supervisora Pedagógica Patrícia da Silva Paiva, Supervisora Pedagógica Nely Wiesel, Supervisora Pedagógica Chanorana Fortunato e os vereadores da Câmara Municipal de Caxambu Gilson Rodrigues e João Sapê.

Dando início às apresentações, foi transmitido um vídeo institucional do PROGEA desenvolvido pela Polícia Militar de Meio Ambiente, seguido da execução do Hino Nacional Brasileiro. A mestre de cerimônia, Soldado Caroline, fez a leitura de um texto sobre o objetivo do programa e o trabalho desenvolvido pelo Sargento Matusalém durante o primeiro semestre de 2023. Para completar o momento, os alunos do 4º e 5º ano, juntamente à professora Jussara e aluna Gabriella, cantaram uma música sobre a preservação do meio ambiente e a construção de um mundo melhor para todos.

Abrindo o espaço de falas, a Superintende Regional de Ensino de Caxambu, Nadia Wiezel, parabenizou a polícia militar pela iniciativa, pela presença dos pais neste momento importante, da equipe pedagógica envolvida no programa e aos alunos pela dedicação e empenho. A Diretora Isis também agradeceu a presença de todos e pontuou “hoje em dia tudo é meio ambiente, sustentabilidade, preservação” e terminou sua fala incentivando que daqui para frente, todos possam começar a cuidar do meio ambiente.

O vereador João Sapê, em sua fala nostálgica, comentou o prazer que é estar ali, pois já foi aluno da escola Cabo Luiz de Queiroz. João agradeceu a presença de todos e ressaltou, “a base da nossa vida é a educação. O que vocês estão plantando hoje, são sementinhas para o futuro. Já o vereador Gilson Rodrigues mencionou a importância de colocar em prática os ensinamentos aprendidos. “Vocês serão o futuro da nossa sociedade”.

Após a fala do vereador, foi transmitido outro vídeo institucional sobre o meio ambiente. Os alunos se colocaram de pé para a execução do ato de juramento, conduzido pelo mediador 3º Sargento da Polícia Militar Matusalém e a aluna Gabriella Schimit da Silva.  Quem também marcou presença e atraiu todos os olhares foi o Florestinha, que fez a garotada se levantar e dançar junto com ele, criando aquela atmosfera divertida e descontraída.

A entrega dos certificados iniciou-se com os alunos do 4º ano, pelas mãos da professora Danielle, a qual recebeu um certificado de agradecimento pelas mãos da Superintende Regional de Ensino de Caxambu Nadia Wiezel. Os alunos do 5º ano integral receberam o certificado pelas mãos da professora Iracema, que também recebeu um certificado de agradecimento e na sequência realizou a entrega aos seus respectivos alunos. A professora Flávia, do 5º ano regular, recebeu o certificado de agradecimento e fez a entrega dos certificados aos seus alunos. A Diretora da Escola Estadual Cabo Luiz de Queiroz Isis Aragão Nunes, a Supervisora Pedagógica Patrícia da Silva Paiva e a professora intérprete de Libras Cristina de Vilhena Ferreira Nunes também receberam certificados de agradecimento, desta vez, pelas mãos do 2º Sargento Matusalem e o 2º Tenente Edmir.

Em um momento mais do que especial, foi mostrado em vídeo as atividades e trabalhos desenvolvidos com os alunos em sala de aula durante o programa, que tiraram sorrisos sinceros dos alunos e de quem estava presente.

O aluno Samuel Carneiro Alves prestou uma homenagem ao Sargento Matusalem, uma forma de agradecer pelo trabalho desempenhado e por todo o tempo que passaram juntos durante o programa. Emocionado, o Sargento Matusalem também proferiu algumas palavras, agradecendo o apoio recebido na escola. “Vocês foram fundamentais para a realização do projeto em sala de aula”, disse. Direcionando-se aos alunos, desejou que a partir de agora todos sejam protagonistas. “Eu ganhei mais 65 filhos. Vocês moram no meu coração.”

Para finalizar a formatura, o Sargento Matusalem, juntamente com o Florestinha, realizaram o último grito de guerra com alunos, encerrando com muita energia este programa que, sem dúvida alguma, já está rendendo e ainda renderá bons frutos no futuro.

Por Sidney Franco