“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Belo Horizonte figura entre as três capitais com os menores índices de desigualdade do Brasil e é a melhor colocada do Sudeste, indica estudo divulgado nessa terça-feira (26), pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS). De acordo com o levantamento, a capital mineira obteve 615 pontos. O resultado levou em consideração a soma de pontos distribuídos em 40 indicadores. Foram avaliados dados como renda, educação, saúde, saneamento e segurança pública.

A expectativa média de vida de 72 anos dos moradores de Belo Horizonte foi um dos destaques. Nesse quesito, a capital mineira figurou em 1º lugar ao lado de Porto Alegre (RS). Belo Horizonte também obteve a 1ª colocação no índice de acesso à internet nas escolas do ensino fundamental, com 100% de alcance.

Outros destaques foram cobertura de vacinas, com 73,2% (2º lugar); o percentual da população atendida com esgotamento sanitário, com 93,98% de cobertura (3º lugar); tratamento de esgotos, com 89,9% (3º lugar); e taxa de gravidez na adolescência, 7,1% (3º lugar).

Mapa da Desigualdade

Elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis – ICS, o Mapa comparou dados e indicadores de 26 capitais do país, exceto Brasília, que não aparece no estudo. Os indicadores do estudo são baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Com as informações da Prefeitura de Belo Horizonte

Foto: Rodrigo Clemente / PBH