“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Em um marco histórico para Tiradentes, a Escola Municipal Professora Alice Lima Barbosa tornou-se a primeira instituição a receber o prestigioso Selo de Escola Sustentável. Essa conquista resulta da parceria entre a ASAFE – Associação Socioambiental Filhos das Estrelas -, a Prefeitura Municipal de Tiradentes, através da Superintendência de Meio Ambiente, e a colaboração da Secretaria de Educação. No dia 14 de dezembro de 2023, a escola foi agraciada com o selo durante uma cerimônia especial que contou com a entrega de certificados para alunos e equipe escolar, na presença de membros do poder público municipal.

Iniciativas que Levaram ao Selo: Desenvolvimento do Projeto Aroari – Educação Ambiental e Escola Sustentável; metodologias de Educação Ambiental integradas ao cronograma escolar; implementação da coleta seletiva com orientações sobre descarte correto; construção e gestão da unidade de resíduos orgânicos, com prática de compostagem; desenvolvimento de horta escolar; discussões sobre cidadania, cooperação, empatia, consumo consciente, alimentação saudável, cultura e patrimônio.

Desafios e Continuidade: para manter e renovar o Selo no próximo ano, é crucial: continuação das estruturas implementadas; promoção de treinamentos contínuos; manutenção dos processos e engajamento da comunidade escolar.

Impacto Além das Fronteiras Escolares

A Escola Municipal Professora Alice Lima Barbosa se destaca pelo comprometimento de todo o corpo escolar, tornando-se referência e modelo na região. O projeto visa expandir-se para envolver famílias, bairros e progressivamente, servir como modelo para outras escolas e o município como um todo.

Reconhecimento da ASAFE

A ASAFE é uma organização de utilidade pública reconhecida pela Lei 5.097/2021 em Barbacena-MG. Com uma equipe multidisciplinar de profissionais na área ambiental e sociocultural, a ONG atua há 12 anos, coordenando cerca de 20 projetos em sete cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Fonte e fotos: Prefeitura de Tiradentes