“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O I Encontro Interestadual de Agricultura Orgânica e Turismo Rural surpreendeu os organizadores. Mais de 250 pessoas passaram pelo evento realizado nesta sexta-feira (22) no barracão da Associação dos Produtores da Comunidade Paiolzinho. A expectativa inicial era contar com a participação de aproximadamente 100 interessados, mas o número foi bem superior, demonstrando a importância dos temas (Turismo Rural e Agricultura Orgânica) abordados.
A Cooperativa das Agricultoras e Agricultores Familiares Orgânicos de Claraval e Região (Coorgânica) realizou o evento com apoio da Prefeitura Municipal de Claraval (MG), através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, escritório da Emater de Claraval, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Franca (SP), Associação dos Produtores da Comunidade Paiolzinho e a Água São Geraldo.
Os participantes puderam conhecer práticas sustentáveis para garantir o fornecimento de alimentos orgânicos e descobrir porque o Turismo Rural é um dos propulsores de desenvolvimento da economia local e regional. Na primeira parte foram ministradas palestras com especialistas em agroecologia, produção orgânica e turismo rural. Após o almoço foram apresentados projetos de Turismo Rural que são sucesso.
Entre os visitantes, estavam alunos da Escola Estadual Iarbas Rodrigues, de Claraval, que se encantaram com o que ouviram sobre produção orgânica. Nos intervalos, os participantes puderam se deliciar com a exposição de produtos das empresas parceiras.
A Coorgânica já busca uma nova data para realizar o segundo encontro no próximo ano. O prefeito Luiz Gonzaga Cintra (Avante), o Luizão, disse que a Administração Pública estará à disposição dos organizadores para apoiar sempre iniciativas como essa, que levam conhecimento aos homens e mulheres do campo. “Eu mesmo aprendi muito aqui”, disse Luizão.

Fonte e Fotos: Prefeitura de Claraval