“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O Centro de Estudos em Atividades Físicas e Formação Esportiva (CEAFFE), atende mais de 50 atletas/alunas, com 33 anos de trabalho voluntário em um projeto que não visa somente a formação física ou esportiva, mas também na formação como cidadã

Aconteceu no sábado, 22 de outubro, na cidade universitária de Lavras, o Circuito WebTV de Voleibol sub-14. A realização do evento teve como foco interagir atletas das cidades participantes, promovendo a reflexão sobre a sociedade, como um elemento cultural que pode transformar vidas de diversas pessoas.

Equipes de cinco cidades da região participaram do campeonato: Lavras, com três equipes, Aguanil, Cambuquira, Cana Verde e Luminárias, com duas equipes. As atletas/alunas contaram com a torcida de amigos e familiares que prestigiaram as partidas, em um clima te integração e amizade.

As oito equipes que disputaram o título, se enfrentaram em dois grupos: no do grupo A, as partidas foram realizados na Seltc e no grupo B, no clube Aymoré Volleyball Clube. Cada grupo jogou entre si, classificando as duas equipes que fizeram mais pontos em suas chaves.

Após cindo longas partidas, todas realizadas no mesmo dia, as meninas do Ceaffe, de Cambuquira, da categoria sub-14, comandadas pelo professor Maurício Borges, sagraram-se campeãs do Circuito Webtv de Vôlei. O grupo Ceaffe venceu quatro jogos com as parciais de 2 sets a 0 e a final por 2 sets a 1. Em uma das disputas mais emocionantes do campeonato contra a equipe de Lavras.

A equipe de Cana Verde conquistou o 3º lugar ao vencer Luminárias por 2 sets a 1.

O professor e técnico Maurício Borges é presidente do Ceaffe, graduado em Educação Física, pós-graduado em Ginástica, pós-graduado em Treinamento Desportivo, doutor em Ciências da Cultura Física, e tem vasta experiência na área de Educação Física, com ênfase em Medidas e Avaliações em Educação Física e Esportes, Treinamento Desportivo, Biomecânica e Cinesiologia. Maurício atua principalmente nas áreas de atividade física, dermatoglifia, medidas e avaliações, treinamento e voleibol. Com um currículo vasto, o professor coleciona diversos títulos em participações no JOPAN – Jogos do Jornal Panorama e também como Melhor Técnico de Voleibol no Galo de Ouro, título de pesquisa e opinião pública, premiação realizada pelo Jornal Panorama.

Por 33 anos, o projeto Ceaffe vem contribuindo muito não somente para o município de Cambuquira, e sim para toda região, visando não somente a formação de atletas, mas sim em formar cidadãs do bem.

“Ficamos muito contentes com o resultado, mas principalmente pelo modelo de disputa. Gostaria de ressaltar que é o primeiro ano de competição dessa equipe! Esse evento já estava previsto desde agosto e, portanto tivemos dois meses para nos preparar. Foram feitos treinamentos três vezes na semana durante esse período com o total apoio dos pais respeitando as atividades do CEAFFE. Para as meninas algo inédito pelo título conquistado e também pelos jogos terem sido transmitidos ao vivo (Portal WebTV, no Youtube) dando a oportunidade dos pais e amigos poderem assistir. Tivemos a presença de alguns pais e avós dando também apoio nos momentos de dificuldade dos jogos e nos intervalos entre eles. Chamamos essa participação de “Batalha dos 5” por termos feito cinco jogos no mesmo dia com um calor de 27 graus dentro do ginásio. Para nós é gratificante o resultado, mas também a questão da formação cidadã onde as meninas se comportaram muito bem em todos os aspectos”, disse o professor.

Indagado sobre o resultado, o mesmo disse ser importante. “Sim, muito importante, mas importante também é a oportunidade que elas tiveram de conhecer outra cidade, outra estrutura esportiva, conhecer outras pessoas, aumentarem o círculo de amizades, o que foi constatado pelos relatos delas mesmas e que elas puderam ver quão grande é o universo do Esporte em todas as suas dimensões. Somos gratos por isso”, revelou o técnico do Ceaffe e professor Maurício Borges.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Lavras, através da secretária de Esportes, Lazer, Turismo e Cultura (Seltc). Sob a coordenação do professor Petrônio Valentini (Dula), com a parceria do Portal WebTV.