“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Entre as ações que se destacam é o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Dom Viçoso que foi criado pela Lei Municipal nº 1.179/2021, competindo-lhe a promoção, incentivo, o acompanhamento, a avaliação, a fiscalização e a revisão de planos, programas e projetos, relativos à Politica Municipal de Desenvolvimento Econômico de Dom Viçoso.

O CMDE é uma instância colegiada, partidária e trissetorial, composta por representantes do Poder Público, do Setor Empresarial e da Sociedade Civil, que atua no âmbito das políticas públicas de desenvolvimento econômico de Dom Viçoso.

Outro destaque foi o 2º Concurso e Festival de Café Especial de Dom Viçoso, que ocorreu no período de 26 a 29 de outubro. O evento objetiva premiar os melhores cafés do município e também da região, além de promovera integração de cultura, arte, gastronomia, capitações e músicas.

Durante o evento ocorreu também o encontro estadual da frente da gastronomia Mineira, sendo realizada uma cozinha show de um prato típico local, a costelinha de porco com molho de infusão de café e também o encontro de prefeitos da AMAG.

O município contou também com o projeto da Associação Arte das Colinas, que finalizou o Curso Gestão para artesanato. Ao longo de 2023, os artesãos da Associação Arte das Colinas de Dom Viçoso, participaram do curso com finalidade de capacitação nas temáticas de gestão: finanças, vendas, marketing e mercado.

A Associação foi formulada em 2021, através do Curso Cultura de cooperação do Sebrae, logo após em 2022 foi realizado o lançamento da coleção “Cafezal em Flor”, através do Programa Sebrae Design para artesanato e este ano mais uma etapa foi concluída. E para encerrar o ano, eles participaram de uma das maiores feiras de artesanato do Brasil, a Feira Nacional de Artesanato, realizada em dezembro.

Entre os desenvolvimentos municipais, Dom Viçoso terá Agência do Sicredi em 2024. No dia 30 de outubro a cidade recebeu a visita do presidente do Sicredi Conexão, Angélica Cadoná, no qual anunciado a abertura de uma agência do Sicredi no primeiro semestre de 2024. Fazem três anos que a Prefeitura realizava articulações para levar uma instituição financeira para o município.

As articulações iniciais tiveram o apoio do SEBRAE, que acredita fortemente que a parceria com o Sicredi irá apoiar e acelerar o desenvolvimento econômico de Dom Viçoso.

Investimento também foi realizado aos servidores que foram capacitados pelo Programa de Compras Públicas do Sebrae. Entre os dias 12 e 13 de dezembro foi realizado o primeiro módulo do Programa de Compras públicas do Sebrae. O objetivo do programa é capacitar os servidores públicos para entenderem a importância de inserir micro e pequenas empresas em compras governamentais a fim de promover o desenvolvimento local.

O programa é comporto por sete módulos, tem como fico orientar e auxiliar o processo de compras públicas locais dos pequenos negócios é agricultura familiar, através de capacitações, de consultorias e seminário de sensibilização sobre como aplicar normas que fomentam o desenvolvimento econômico local.

O Café com Negócios e Cooperativismo também foram destaques este ano de 2023. O evento foi realizado no dia 19 de dezembro que proporcionou a troca de experiências, o networking e a geração de novas oportunidades de negócios, reunindo empresários de diferentes setores para discutir temas de interessa comum.

A ação teve a parceria do Sicredi que ministrou uma palestra sobre cooperativismo e também do Sebrae que abordou o tema empreendedorismo e inovação.

O município de Dom Viçoso segue a caminho do desenvolvimento com suas parcerias em busca de melhorar a qualidade de vida da população.

Fonte e Fotos: Prefeitura de Dom Viçoso