“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Nesta Sexta-feira da Paixão, a partir das 18h30, o Espaço Popular receberá mais uma edição da encenação da Paixão de Cristo, espetáculo teatral a céu aberto que retrata a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A iniciativa acontece há mais de 40 anos e é uma realização do Grupo Gonçalante de Teatro, com o apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A programação é inteiramente gratuita e aberta ao público.
A peça é considerada um dos maiores teatros de rua da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e o maior de Contagem, tendo recebido em torno de 8 mil pessoas na última edição. Ao todo, cerca de cem profissionais, todos voluntários, estão envolvidos na produção do show, contando artistas profissionais e amadores, produção e equipe técnica.
“A cada ano que passa, o grupo vai ficando mais maduro, com novas ideias e perspectivas. A sede de pesquisa alimenta-nos cada dia mais a fazer um trabalho com qualidade e profissionalismo, embora o grupo seja na sua grande maioria formado por artistas amadores de Contagem. Para este ano, nossas expectativas são as melhores possíveis, haja vista, algumas novidades no roteiro e novo cenário, nos impulsionam a imaginar um trabalho ainda mais rico que os outros anos”, destacou o produtor do espetáculo, Arnaldo Rodrigues.
A encenação da Paixão de Cristo em Contagem tem projetado o nome da cidade de forma muito positiva. Em quatro décadas de história, o espetáculo já atraiu milhares de espectadores, sejam eles contagenses ou turistas oriundo de cidades vizinhas. Além de ser um movimento religioso, a encenação é um importante evento para a valorização da cultura produzida na cidade.
O secretário municipal de Cultura, Ramon Santos, afirmou que “valorizar a realização desse espetáculo, o maior teatro a céu aberto da região metropolitana, é valorizar a cultura e a arte produzida em Contagem. São mais de 40 anos proporcionando teatro gratuito, em praça pública, para toda a população. A Secretaria Municipal de Cultura fica muito satisfeita em poder apoiar um evento tão importante para o nosso município”.
Com as informações da Prefeitura de Contagem
Foto: Cris Mattos