“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A 2ª edição do Concurso Cultural da Superintendência de Políticas Públicas Sobre Drogas (Supod) chegou ao fim nesta quarta-feira (13), em cerimônia que premiará a comunidade terapêutica que teve a obra mais votada pela população.

A competição visa estimular, pela arte, a reintegração social e o desenvolvimento de habilidades e potencialidades de dependentes químicos em processo de tratamento nas entidades cadastradas no município. A premiação, aberta ao público, foi realizada no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo. A comunidade terapêutica vencedora recebeu premiação simbólica em dinheiro.

No concurso, que teve início em outubro, cada comunidade terapêutica participante confeccionou uma obra de arte que retrata o tema desta edição: “A importância do projeto de vida para as pessoas no uso problemático de substâncias psicoativas”, que teve como objetivo promover uma reflexão acerca da importância do trabalho realizado dentro das instituições.

Conheça as três obras finalistas

– Associação Beneficente Recuperando Vidas: escultura intitulada “Trilhando novos projetos de vida”, que retrata a necessidade de ter os objetivos futuros estabelecidos. “Temos a total convicção de que com planejamentos prévios de nossas metas e sonhos temos mais chances de alcançá-los com solidez, êxito e felicidade”, pontua a instituição.

– Associação Cristã Arca de Noé: escultura intitulada “Projetando o Futuro”, obra que relata a trajetória do acolhido no local. “Após seu período de tratamento, no qual passa por vários processos, o acolhido está apto a projetar seu futuro, entendendo que a vida é feita de escolhas, e que podemos, sim, investir em uma nova trajetória”, ressalta a entidade.

– Associação Movimento Renascer: escultura intitulada “O caminho e suas escolhas”, obra que trabalhou representativas com palavras-chaves que compõem o universo terapêutico. “Resiliência, boa vontade, humildade, mente aberta e honestidade são palavras que estão na base do tratamento terapêutico da nossa instituição, mas isso não é garantia de uma vida sem problemas ou adversidades, o que resultará em negação, autossabotagem, tempestades, conflitos, aflições e intolerância. Porém tudo isso pode ser vencido com aceitação, confiança, compromisso, disciplina, família, fé e trabalho”, destaca a associação.

Com informações e fotos da Prefeitura de Betim