“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Aconteceu na quarta-feira, 27 de março, no Clube Social Pinho Verde em Virgínia, a 7ª Conferência Municipal de Saúde. O tema da conferência esse ano foi “O desafio para o SUS ideal: Prevenção e assistência”. O evento foi uma realização da prefeitura municipal de Virgínia através da secretaria de Saúde.

Durante a abertura foram convidados para compor a mesa Ivan Virgílio da Fonseca Luz, secretário de Saúde; Antônio Mozart de Noronha, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Tamires Sanchez, representando o Executivo Municipal; os vereadores Devair Dimas Marins e Joaquim Moreira Neto, representando o Legislativo Municipal, e o Cabo PM Igor Fernandes de Andrade, representando a Polícia Militar.

A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Virgínia foi convocada através do decreto Nº 920 de 06 de fevereiro de 2024 e foi presidida e coordenada conjuntamente pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde e pelo secretário de Saúde. O objetivo da conferência foi avaliar o SUS municipal e propor melhorias para a atenção integral da população virginense e, dessa forma, inserir as demandas no Plano Municipal de Saúde do período de 2022-2025, cumprindo com as prerrogativas do SUS.

As Conferências de Saúde são, junto aos Conselhos de Saúde pelo Brasil, os principais espaços democráticos de construção de políticas de saúde no país, compondo o controle social para a deliberação e fiscalização das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Ao final da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Virgínia, foi realizada a eleição dos conselheiros municipais de saúde para o biênio de 2024-2025

Por Tiago Carvalho