“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

É tempo de São João! Época de dançar quadrilha, de pular fogueira e tirar o casaco do guarda-roupa para celebrar a festa mais aguardada do ano. Em Seritinga, onde a tradição se mantém presente, as ruas enfeitaram-se de bandeirinhas coloridas em louvor ao padroeiro do município neste mês de junho para receber fiéis e visitantes. Foram dois dias de uma programação repleta de atrações realiza pela prefeitura com apoio da Câmara Municipal, Polícia Militar e a empresa Master Net.
No dia 23, sexta-feira, logo pela manhã, o Centro de Convenções Tuphick Uba foi palco de um momento histórico, a entrega das 19 Casas Populares do projeto “Casa Popular, Novas Conquistas” e a inauguração do Quartel da Polícia Militar. Compuseram a mesa o prefeito municipal Marco Antônio Mansur Moreira e vice-prefeito Eduardo Arantes Carvalho; o presidente da Câmara Municipal, Jamilton José Landim; o Tenente Coronel da Polícia Militar e Comandante do 57º Batalhão Da Polícia Militar, Júlio César De Campo Silva; a secretária De Administração Michele almeida; a assistente social do município, Savana de Siqueira Santos, e o deputado estadual Rodrigo Lopes. Também estiveram presentes o prefeito de Serranos, Marcelo Azevedo Carvalho; o prefeito municipal de Passa Vinte e Presidente da Associação dos Municípios do Alto do Rio Grande (AMARGE), Lucas Nascimento; o secretário executivo da AMARGE, Jorge Lemos; o vice-prefeito de Carvalhos, Paulo Ibrain, os vereadores municipais Ezequiel Deon da Silva, Marcelo Bianco de Castro e José Maria Pereira, o Comandante do Destacamento de Seritinga, 2º Sargento Wendell Rezende de Oliveira, o agente de relacionamento da CEMIG Eliezer Grassi Ramos, Padre Elberson de Andrade, Pastores Luiz Carlos Moreira da Igreja Assembleia de Deus, Anderson Marto Santos e Luiz Carlos Moreira, representante da Igreja Batista Márcio Jorge, autoridades municipais, população seritinguense e os contemplados com o projeto, que ocuparam local de destaque.
Dando início a cerimônia, os presentes se colocaram de pé para a execução do Hino Nacional Brasileiro. Abrindo o espaço de fala, o prefeito Marco Antônio agradeceu a presença de todos e mencionou a participação e empenho de todos os envolvidos no projeto das casas populares, desde a compra dos lotes até a finalização das novas residências. Muito emocionado, comentou que “esse é o dia mais feliz da minha vida”. Na sequência, o deputado estadual Rodrigo Lopes mencionou os desafios por trás da realização de obras através de recursos próprios. “Iniciativas como estas transformam a vida das pessoas”, citou. A representante da Assistência Social Savana Siqueira fez um traçado de todo o projeto e como tudo isso se tornou possível graças ao prefeito Marquinho, que acreditou desde o início que daria certo e tornou este sonho uma realidade. O agente de relacionamento da CEMIG, Eliezer, contou alguns detalhes do projeto e como tudo foi conduzido até o presente momento. O Tenente Coronel Júlio César reafirmou a parceira que tem com o município e a importância de ter um espaço como o quartel, que é um local que está a serviço para toda a população. Após as falas de membros da mesa, a palavra foi aberta, onde os vereadores Ezequiel e Marcelo fizeram seus agradecimentos e pontuações a respeito do projeto, além de enfatizarem a boa relação entre o Executivo e o Legislativo no processo de desenvolvimento de melhorias em benefício da população.
Os representantes religiosos presentes na cerimônia deram suas bênçãos sob as chaves, em um momento especial de oração e agradecimento que sucedeu a hora mais aguardada da ocasião, o sorteio das chaves. Um por um, os 19 contemplados foram chamados para girar a roleta que continha pedras com os respectivos números das casas e receberem o certificado das mãos do prefeito Marquinho, juntamente à tão sonhada chave. Ao final, os contemplados foram aplaudidos de pé pelo público presente, marcando o encerramento deste evento histórico que ficará marcado na lembrança de todos.

Por Sidney Franco