“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Você conhece o PROGEA? Se não, vale a pena conhecer! O Programa de Educação Ambiental foi estabelecido e regulamentado pela Polícia Militar de Minas Gerais no ano de 2013 e tem como objetivo estimular estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental das escolas das redes públicas e particulares do Estado de Minas Gerais a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais, a fim de contribuir para a preservação ambiental, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida.

E neste primeiro semestre de 2023, 3º Sgt PM Matusalem, lotado no 2º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente, com sede na cidade de São Lourenço, ministrou as aulas do PROGEA para 104 alunos da Escola Estadual Eurípedes Prazeres em São Lourenço.

Nesse período, durante as aulas, foram abordados através de contação de histórias e de maneira lúdica, diversos assuntos referentes aos tipos de poluição e degradação, causados na maioria das vezes em virtude da ação humana em desfavor do meio ambiente. Foram tratados também, temas como poluição visual, sonora, do solo, da água, do ar, desmatamento, caça de animais silvestres, animais mantidos ilegalmente em cativeiros, dentre outros.

“Importante destacar que, além dos alunos aprenderem a identificar os tipos de poluição, também aprenderam a identificar suas causas, bem como as técnicas para mitigar e/ou até mesmo sanar estes problemas ambientais, através de aulas e palestras ministradas durante esse período”, informa o sargento.

Ainda foram tratados com os alunos outros tópicos muito importantes e constantemente noticiados pela mídia e comentados nos dias atuais, tais como: sustentabilidade, coleta, reciclagem e destinação correta dos resíduos sólidos (lixo), etc.

“Através dessa riqueza de informações e aquisição de conhecimentos, durante as aulas práticas, as crianças tornaram – se aptas a serem protagonistas e multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, compartilhando e sugerindo soluções para a sanar ou reduzir os problemas ambientais identificados no interior e imediações da escola onde estudam”, completa o 3º sargento Matusalem.

Durante os encontros ainda foi realizada a eleição do Clubinho Ambiental, oportunidade onde os discentes através de votação em programa de urna eletrônica, puderam incorporar o espírito democrático na escolha de seus representantes do Clubinho Ambiental, que tem por finalidade dar continuidade e praticar os aprendizados adquiridos durante as aulas do PROGEA após o encerramento do programa na escola.

O PROGEA é um programa educacional importantíssimo para a formação do aluno, conscientizando – o da importância da proteção e defesa do meio ambiente, bem como transmitindo – o ensinamentos de como conviver com a natureza usufruindo dos seus recursos naturais de forma sustentável.

Com a conclusão das aulas do PROGEA do primeiro semestre deste ano de 2023, a Polícia Militar de Meio Ambiente de São Lourenço e a Escola Estadual Eurípedes Prazeres convidam a todos para participarem da solenidade de formatura dos alunos a ser realizada na data de 04 de julho de 2023, às 18 horas, no auditório da Faculdade São Lourenço, localizada à rua Madame Schimidt, nº 90, bairro Federal, cidade São Lourenço/MG, onde os alunos após formados, serão declarados “Patrulheiros Ambientais Mirins”.

Em Caxambu, os alunos da E. E. Cabo Luiz de Queiroz também se tornarão “Patrulheiros Ambientais Mirins”, cerimônia que ocorrerá dia 12 de julho, às 18 horas, na Avenida Antônio Ferreira da Silva, nº 1097 fundos, Caxambu Velho, no Salão do Sr. Genivaldo.

 

Fonte e foto: 2º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente