“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

No feriado, a comunidade de Aiuruoca guarda silêncio e se refresca em cachoeiras; já em Rio Acima a atração é como antigamente, atrás do Zé Pereira

Num Carnaval em que Minas Gerais espera receber mais de 10 milhões pessoas, entre turistas e visitantes locais, há programas também para os que preferem descansar ou ficar em meio à natureza durante o feriado. Pensando nisso, o Carnaval da Liberdade, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult -MG), elaborou um roteiro com municípios que também contam com atrativos que vão além da folia momesca.

Entre os 853 municípios do estado, um não terá nenhum vestígio de festa. Isso porque, há 83 anos, Aiuruoca, no Sul de Minas, tem a tradição de fazer um pré-Carnaval e, na semana de Momo, guardar silêncio. Distante 396 quilômetros de Belo Horizonte, o destino agrada em cheio aos que buscam uma experiência de sossego e paz.

 “Essa história surgiu no século passado, quando o padre da comunidade proibiu a festa. Mais tarde, os moradores propuseram a comemoração do Carnaval com antecedência – e assim funciona bem até os dias atuais”, conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da cidade, Gilberto Furriel.

Gilberto não fala com precisão sobre o número de visitantes esperados para os próximos dias, mas destaca que o movimento de turistas atrás de sossego e refresco em uma das 80 cachoeiras, pousadas rurais e no Parque Estadual Serra do Papagaio lotam a cidade. “Desde 1938, Aiuruoca não tem Carnaval e, aqui, ninguém sente falta da folia. Festejamos antes para na data guardar silêncio, repouso, contemplação”, afirma.

Tradição

Prefeitura Municipal de Rio Acima / Divulgação

Já se a ideia é mesclar sossego e folia, uma opção de passeio pode ser Rio Acima. O município, localizado a apenas 40,3 quilômetros da capital mineira, tem atrações imperdíveis: mais de 80 cachoeiras catalogadas e também o famoso desfile dos blocos Zé Pereira e Unidos do Bonja.

Diretora municipal de Turismo e Cultura, Patrícia Pimenta descreve o clima da cidade durante a folia como tranquilo e pitoresco, mais voltado às famílias. “Tanto que temos também o bloco Pipoquinha e um de foliões da terceira idade”, comenta.

Ainda segundo ela, a cidade tem estrutura de restaurantes e bares para quem quer passar o dia. Já para quem quer ficar, é preciso verificar a lotação das pousadas, geralmente localizadas no centro.

Gastronomia e mix musical 

@destinotiradentes/Stage Comunicação

Famosa em todo o país pela história da Inconfidência Mineira e pela rica oferta gastronômica, Tiradentes, no Campo das Vertentes, deve atrair mais de 10 mil visitantes durante o Carnaval. 

Mas, apesar do movimento intenso e de a prefeitura local promover eventos de Carnaval na praça da Rodoviária e no Largo das Forras, com atrações musicais que prometem agradar a todos os públicos, insclusive valorizando marchinhas e sambas clássicos, também reserva programas que se encaixam no roteiro da tranquilidade. 

Secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Sérvulo Matias Filho conta que, além da programação voltada para a folia, a cidade turística conta com igrejas, museus, o melhor da cozinha mineira e internacional em dezenas de restaurantes e a hospitalidade mineira traduzida nas pousadas e hotéis. 

O turista também conta com atrativos únicos como os famosos passeios de charrete e a possibilidade de visitar Bichinho, uma pequena comunidade que reúne artesãos e parece ter parado no tempo.  

Aventura

Secretaria de Turismo do Alto Caparaó / Divulgação

Na Zona da Mata, Alto Caparaó é destino certo para os amantes da natureza e de um bom cafezinho.

Ramiro Horst de Aguiar, secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Lazer da cidade, descreve o clima calmo e a presença de cachoeiras cristalinas como atrativos. “Vale Encantado, Cachoeira Bonita e Vale Verde são imperdíveis, sem contar a oportunidade de visitar o Parque Nacional do Caparaó, onde está localizado o Pico da Bandeira, terceira maior montanha do Brasil.” 

Ali também o plantio de café é tradicional. Segundo ele, a região produz um dos melhores cafés do Brasil. “Nossas fazendas já receberam por várias vezes o prêmio de Melhor Café do Brasil na Semana Internacional do Café, feira mais importante do setor. O turista pode vivenciar do plantio do café até a xícara nas fazendas Ninho da Águia, Recanto dos Tucanos e Sítio Pé de Breu”, indica.

Misticismo

@cauesaothome Divulgação

No estado há, também, roteiros para quem gosta de misticismo e do poder da energia. Exemplo é São Thomé das Letras, localizada na região Sul/Sudoeste de Minas e conhecida como a mística cidade das pedras.

Cravada a cerca de 1,4 mil metros de altitude e cercada por um vale rico em cachoeiras, grutas, trilhas, a cidade reserva atrativos também por suas lendas, comunidades alternativas e locais em que se acredita serem de pura energia.   

A secretária Municipal de Cultura de São Thomé das Letras, Francisca Josiane Cardoso Félix convida o público para conhecer cachoeiras, grutas e patrimônio cultural neste Carnaval.  

“Nosso misticismo e histórias atraem visitantes de todos os cantos que querem fugir das festividades e buscam sossego e tranquilidade. Aproveitem para recarregar suas energias para que este novo ano seja próspero e repleto de harmonia”.

De Norte a Sul, Leste a Oeste, Minas reserva muitos outros destinos para quem pretende curtir o feriado em meio à natureza. Segundo levantamento da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult -MG), entre os atrativos listados no Carnaval da Tranquilidade há:

– Vinte  parques municipais, 44 estaduais, seis naturais e nove parques ecológicos;

– Mil e vinte e oito cachoeiras, 58 rios, lagoas e lagos;

– Dez estâncias hidrominerais;

– Vinte e duas grutas espalhadas por todo o estado, além de nove cavernas;

– Mais de 40 trilhas registradas;

– Setenta mirantes, incluindo o famoso Mirante dos Planetas;

– Quase 30 represas;

– Mais de dez fazendas para hospedagem registradas, algumas classificadas como unidades de conservação e com quedas d’água.   

Fonte: Agência Minas

Fotos: Aiuruoca – Luís Felipe Soares Silva / Divulgação