“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

No dia 20 de abril, reuniram-se na Câmara Municipal de Olaria os vereadores Rinaldo José de Paula, presidente; Vicente Ribeiro de Moura, vice-presidente; vereador Iago Batista Campos de Oliveira, secretário, os demais vereadores lvânia Aparecida de Oliveira Lima, Daiane Lopes Campos, Vitor Fonseca de Paula, Eder Mendes Gomes Junior, servidores, responsáveis da empresa FOCO Construtora e Prestadora de Serviços LTDA, representantes do Poder Executivo e a população. O intuito foi a realização da segunda Audiência Pública sobre a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município.

O presidente da Casa abriu a audiência e agradeceu a presença de todos, e em seguida, foi dada a palavra ao secretário, vereador Iago, que leu o Regulamento da Audiência. O presidente agradeceu, destacou a presença de autoridades, falou sobre as razões de ter convocado a Audiência Pública e passou a palavra para os convidados ou convocados. O primeiro a usar a palavra foi o engenheiro da prefeitura, Guilherme, que se colocou à disposição para dúvidas dos inscritos, antes disso, resumidamente, apresentou a fase do Projeto de construção da Estação de Tratamento de Esgoto, falou que foi realizada a 10ª medição da obra. Em seguida, o Sr. Israel Souza Porto, engenheiro da empresa, fez uso da palavra, falando sobre a realização dos trabalhos e se colocou à disposição das perguntas. A população inscrita dispensou o uso da palavra.

 Iniciando a oitiva dos vereadores, Vitor, Eder e Vicente dispensaram o uso da palavra. A vereadora Daiane apresentou questionamentos sobre as obras e sobre o tratado na última audiência, destacando que nenhuma das ruas onde foram realizadas as obras voltaram a ser como eram antes, estando as mesmas danificadas, e fez outras observações sobre suas preocupações com a obra e sua fiscalização. Os questionamentos foram respondidos pelo engenheiro Guilherme e pelo engenheiro Israel. Guilherme falou das razões das obras terem sido realizadas na Rua Castelo e das obras na Rua Anísio, onde serão colocados bloquetes; sobre os buracos e afundamentos das ruas, o engenheiro informou que está realizando cobranças para a empresa e a pavimentação não está sendo paga, como garantia da realização da pavimentação.

O engenheiro falou do seguimento das redes e da necessidade de obras, citando alguns pontos onde houve alterações. Mencionou também o esgoto do antigo pátio e na Praça São José, próximo a residência da Dona Teresa. A vereadora Daiane falou das razões das perguntas e de suas preocupações com esgoto aberto próximo ao antigo pátio. O engenheiro Guilherme falou sobre suas observações. A vereadora lvânia falou da importância da Audiência, e agradeceu a solicitude do Guilherme e Israel. Guilherme falou sabre a realização da obra na rua citada pela vereadora. O vereador Iago agradeceu a todos presentes e apresentou seus questionamentos, frisando que boa parte de suas dúvidas já haviam sido sanadas. Guilherme citou algumas ruas que devem ser arrumadas pela prefeitura após as ligações da rede. O presidente da Mesa, o vereador Rinaldo, fez uso da palavra apresentando algumas colocações e necessidades que devem ser observadas pela administração e pela empresa. O engenheiro Guilherme explicou como será o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto. Engenheiro da empresa falou sobre as obras, explicando coma acontece a compactação, conforme o material disponível para a realização dos serviços, de seus compromissos com a administração e de como será a conclusão das obras.

Encerrada a oitiva dos inscritos e esclarecimentos necessários, o presidente, vereador Rinaldo, fez mais algumas observações e agradeceu presença de todos, passando a palavra ao vereador Vicente, que questionou como será a conexão das casas com as redes. O engenheiro Guilherme falou como devem ser realizadas as ligações e as responsabilidades dos moradores, prefeitura e empresa, falou também sobre como será a conclusão da obra. O engenheiro Israel também prestou esclarecimentos sabre os questionamentos do vereador Vicente, que agradeceu a ambos.

A cidadã Lilian de Paula Oliveira, devidamente inscrita, fez uso da palavra e apresentou algumas observações, parabenizando os responsáveis da administração que buscaram o recurso para realização da obra. Rinaldo agradeceu a presença da Lilian, a vereadora Daiane fez uso da palavra para novamente questionar sobre a capacitação dos funcionários que estão trabalhando na obra, no que foi respondida que os responsáveis são capacitados, mas que os funcionários ali contratados não necessitam de capacitação.

Não havendo mais nada a tratar e sem mais nenhuma inscrição para uso da palavra, o presidente Rinaldo encerrou a segunda audiência pública.

Fonte e foto: Câmara Municipal de Olaria