“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

As equipes de saúde de Três Corações encerraram o mês de dezembro com diversas ações referentes à campanha Dezembro Vermelho. A iniciativa busca intensificar as ações de conscientização e luta contra o HIV/Aids. Ao longo do mês, foram realizadas diversas programações especiais direcionadas ao tema para informar a todos sobre as formas de prevenção, transmissão e tratamento da doença.

No dia 29 de dezembro de 2023, o PSF São Pedro promoveu uma palestra sobre o tema. Na ocasião, os profissionais falaram sobre o vírus, como preveni-lo e tratá-lo, entre outras informações relevantes para prevenção e melhor qualidade de vida daqueles que convivem com a doença.

O PSF Fátima também ofereceu uma palestra aos pacientes que aguardavam o atendimento na sala de espera no dia 15 de dezembro. A apresentação foi voltada à prevenção, mas os profissionais também abordaram outros pontos importantes sobre a campanha.

Assim como todas as unidades de saúde, o PSF Colinas realizou orientações sobre o Dezembro Vermelho durante todo o mês. Foram diversas ações dedicadas à conscientização sobre prevenção, tratamento e combate ao HIV/AIDS.

HIV/AIDS

A infecção é causada por um retrovírus e é prevenível de diversas formas, sendo o uso de preservativo nas relações sexuais a mais comum. A Prep e a Pep também são métodos preventivos que se utilizam de medicamentos antirretrovirais que fazem parte, entre outras formas, das estratégias de prevenção combinada.

A doença também pode ser transmitida em casos de compartilhamento de seringas contaminadas, cortes/acidentes provocados por material perfurocortante contaminado ou transfusão com sangue contaminado. Na gravidez, pode haver ainda a transmissão vertical da mãe infectada para o feto durante a gestação ou no trabalho de parto e durante a amamentação.

Caso vivencie alguma situação de risco, não fique em dúvida. Procure a unidade de saúde mais próxima ou a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA e faça o teste. O resultado é rápido e sigiloso. O CTA/SAE funciona na Casa de Saúde Santa Fé e o CTA UAI funciona na Unidade de Atendimento Integrado – Avenida Rei Pelé, nº 1048.

Com as informações e fotos da Prefeitura de Três Corações