“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

É digno de elogio neste tempo de isolamento a dedicação dos Pais para distração e até consolo dos filhos nesta época tão ruim que atravessamos.

A dedicação dos Pais me faz lembrar o lindo e triste filme “A Vida é Bela”. Neste filme um pai tenta encobrir os terrores de um campo de concentração nazista, transformando o sofrimento em uma brincadeira lúdica, de forma a consolar o sofrimento do filho (perdoe-me o spoiler).

Um filme para se ver quem não se importa em chorar (e rir também) com um drama sensível delicado e inesquecível. Retrata uma história real e foi lindamente interpretado por Roberto Benigne (que me lembra muito as atuações de Charles Chaplin). Foi o vencedor do Oscar melhor filme estrangeiro de 1998, desbancando o também fenomenal Central do Brasil.

Artistas também entraram na brincadeira (Fotos: Giovanna Lancelotti | Flávia Alessandra/Instagram| Anitta/TikTok)

Mas no caso desta “brincadeira da farinha”, precisamos alertar que há um risco, e risco grande de aspiração ao pulmão da farinha, com consequências que podem ser muito sérias.

No caso, ao que vi em alguns vídeos na internet, em uma mesa, ficam dois pratos com farinha e dois participantes escolhidos em frente aos pratos. Outra pessoa, geralmente o adulto, faz algumas perguntas, por exemplo: quem é o que gosta mais de doce, ou quem é o mais estudioso?? Etc.

Outro adulto ou criança aponta quem mais se encaixa nas questões empurrando a cabeça do escolhido no prato com farinha, que fica com todo rosto, inclusive as narinas untado com a farinha.  

Achei até engraçado e lúdico.

Entretanto, a farinha ali exposta na face da criança pode ser aspirada para o pulmão, aí é que está. E certamente em maior ou menor intensidade é aspirada mesmo.

A aspiração pulmonar da farinha pode não ter muita consequência, se em menor volume, mas pode ter consequência trágica também, pois a farinha dentro do pulmão provoca reações químicas, que em maior ou menor intensidade, leva a Pneumonia (no caso, o nome técnico é Pneumonia aspirativa). Vi em alguns artigos norte-americanos casos de óbitos por esta brincadeira que era comum lá (flour joke in the face – em tradução livre seria algo como piada da farinha na cara). E não depende somente do volume, depende também da sensibilidade da criança.

A mortalidade desta pneumonia é maior que da pneumonia bacteriana, por exemplo. E podemos não perceber os sinais de imediato.  As manifestações clínicas da pneumonia aspirativa variam desde a ausência de sintomas até a insuficiência respiratória aguda, com consequências clínicas que podem evoluir de forma aguda, subaguda ou lentamente progressiva.

Então meu conselho firme é que não se faça esta brincadeira.

Dr. Edson Lopes Libanio é o atual Presidente da Regional Sul da Sociedade Mineira de Pediatria (pela 5º vez). É diretor Médico da Clínica Baependi. Foi diretor algumas vezes da Sociedade Mineira de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Foi Auditor Médico do Ministério da Saúde por 30 anos. Foi Pediatra da SES MG. Tem inúmeros outros cargos classistas em sua história de vida, desde Diretor Clínico do HCMR algumas vezes até da diretoria da AMMG. Mas gosta de ser apresentado mesmo como um Pediatra do interior.