“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Marmelópolis celebrou no último dia 01 de março, sexta-feira, seu 61º aniversário de emancipação político-administrativa com inúmeras atrações que encantaram a todos os presentes na Festa do Marmelo 2024. Pela manhã, houve sessão solene na Câmara dos Vereadores com a presença de autoridades municipais e à noite, o desfile que elegeu a nova Miss Marmelópolis 2024, Camila Oliveira, que representará o município nos concursos regionais e estaduais e shows.

Já no sábado, 02 de março, a noite foi especial para os marmelopolenses e visitantes que puderam apreciar uma festa preparada especialmente para valorizar o principal produto do município: o marmelo.

No início da noite, foi oferecida a todos os presentes a deliciosa sopa de marmelo, uma iguaria preparada com todo carinho para a festa e que, certamente, possui inúmeros apreciadores, dada a rapidez com que as enormes panelas com o prato iam se findando. Artesãos e produtores de Marmelópolis também expuseram e comercializaram seus produtos durante o evento para os visitantes, como o “Coletivo Crochê da Mantiqueira”, que foi um dos beneficiados com a Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura no município.

Em seguida a administração municipal de Marmelópolis, através do prefeito Camilo Silva e o secretário de Turismo e Cultura Juliano, prestou uma homenagem aos produtores de marmelo do município, enaltecendo e valorizando quem tanto faz para continuar elevando o nome da cidade e a produção do fruto.

Em entrevista ao Jornal Panorama, o prefeito Camilo Silva destacou a importância da festa, que já está em sua quinta edição e já se tornou tradicional na cidade, assim como a valorização aos produtores do município através do reconhecimento prestado. O prefeito destacou ainda que é uma alegria muito grande poder oferecer também aos moradores e visitantes de Marmelópolis shows de qualidade e uma festa que valoriza a principal joia local.

O secretário de Turismo e Cultura de Marmelópolis, Juliano, destacou em sua fala a importância dos produtores e famílias que mantém viva a cultura do marmelo, seja plantando, produzindo a poupa e a marmelada. “Vocês não só carregam o nome da cidade, estão também fomentam para nós a cultura daquilo que as famílias se juntam para fazer. É a cultura que faz com que a comunidade seja cada vez mais unida e produtiva”, destacou Juliano. O secretário desejou ainda que nos próximos anos a produção e o escoamento do fruto seja ainda maior e que os produtores tenham cada vez mais participação na festa.

Em seguida, o prefeito e o vice-prefeito de Marmelópolis entregaram as homenagens aos produtores presentes na cerimônia, sendo eles: João Batista da Mota, Darcy Donizete Pereira, Lourival Alves Ribeiro, Sebastião Carlos da Mota, Paulo Cézar Ribeiro, Moisés Ribeiro da Cunha e Darleia Ribeiro.

Para fechar a noite com chave de ouro, Cleiton e Camargo, o show mais esperado da noite lotou o recinto da Festa do Marmelo, que cantou os maiores sucessos da carreira da dupla como: Agenda Rabiscada, Na hora de amar e Quando um grande amor se faz.

A 5ª Festa do Marmelo celebrou, além do 61º aniversário da cidade de Marmelópolis, a cultura e a tradição do fruto que torna o município uma referência nacional.

Por Tiago Carvalho

 

Para acessar todas as fotos da cobertura Clique aqui