“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O festival teve a revelação dos pratos concorrentes, onde o primeiro lugar foi para o Deck Mineirinho, da Hamburgueria Deck 18

Afinal, o que é essa tal Mineiridade? Assim intitulava a décima terceira edição do Passa Quatro Gastronomia que foi a essência dos sabores de Minas Gerais. No festival, a mineiridade se manifestou por meios de pratos tradicionais e autênticos que refletem a riqueza da culinária de Minas Gerais e celebram os valores de hospitalidade, simplicidade, calma e sabedoria presente nessa culinária única.

De 7 a 16 de julho, Passa Quatro reuniu um grande público que pode aproveitar ao máximo todas as atrações. Dentre os destaques estiveram as apresentações culturais dos artistas locais e nacional, envolvendo dança, música e teatro.

Com atrações que agradaram o público, o Festival foi sucesso e marcou suas edições. A estrutura totalmente preparada para o festival foi um dos destaques, com um ambiente que reproduziu a cidade. Os restaurantes possuíam em suas fachadas a reprodução fiel dos casarios tombados pelo Patrimônio Histórico, uma marca singular de Passa Quatro. A composição do cenário contou ainda com os belos jardins e muitos elementos que retratam o artesanato e a decoração típica da mineiridade.

O sábado, 15, contou com a apresentação teatral do ator passaquatrense Pedro Donizetti, na peça João em Sete Dias do autor Pedro Mossri. A história levou as vivências do personagem João na cidade mineira. Entre as programações musicais estiveram o show da Família Guedes, Samba Papai, Flávio Rangel, Conexão Cruzeiro, e do artista Flávio Venturini. A oficina de gastronomia ficou a cargo do Chefe Rafa Bocaina, com o tema ‘A charcutaria Brasileira’.

As atrações continuaram no domingo, 16, último dia do festival que foi marcado pela Queima do Alho que levou ainda mais sabor ao evento. Dentre os shows estiveram as apresentações do Grupo Arte Rara, de dança com Ygor e os Lúdicos P4. A última oficina foi peculiar e deu destaque para as crianças, com a oficina Pequenos Chefes, sendo o curador oficial o chef Flávio Trombino, com o tema: A Charcutaria Brasileira. O proprietário do Xapuri Restaurante, em Belo Horizonte, é referência da gastronomia mineira e conhecedor da excelência do sabor das Minas Gerais. Flávio Trombino levou a proposta da valorização da comida mineira como carro chefe do Passa Quatro Gastronomia de 2023.

No final do festival teve a revelação dos pratos concorrentes, onde o primeiro lugar foi para o Deck Mineirinho, da Hamburgueria Deck 18, o segundo lugar ficou para o Caldinho da Roça, do Mato Pitu e o terceiro lugar para o Virado à Mineira, do Doce Sabor. Foram 18 pratos concorrentes onde os chefes apresentaram seus sabores a todo o público.

A Prefeitura Municipal de Passa Quatro e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico desenvolveram esse momento marcante ao município que recebeu passaquatrenses e turistas.

Priscila Silva