“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A XXXIII edição do Festival de Música Popular de Piedade do Rio Grande – Festpop, aconteceu no último sábado, 18 de novembro, na Praça Salvador Lourenço e contou com a participação de músicos, intérpretes piedenses e compositores de toda região. O público presente teve a oportunidade de prestigiar o talento dos candidatos participantes e também curtir e apreciar músicas de qualidade, apresentadas no contexto do Festpop.

Com mais de três décadas de história, o tradicional Festival da Canção de Piedade do Rio Grande-MG, hoje é um evento aberto a todos os públicos, e que segue expandindo fronteiras, promovendo a música regional e paralelamente assegurando um espaço exclusivo aos talentos locais, que podem optar pela categoria exclusiva ou participar, concorrendo à nível regional, como o piedense Luis Carlos da Silva, que foi classificado em terceira colocação na categoria Música Inédita, ficando à frente de participantes de Barroso e Barbacena, respectivamente.

A tradição musical tem forte ligação com a cultura do povo piedense, estando conectada às mais importantes manifestações culturais do município. Partindo deste princípio identitário local, de afinidade e continuidade da cultura piedense através da música, o Festival da Canção está sendo registrado junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha-MG, para obtenção do seu reconhecimento como patrimônio cultural imaterial de Piedade do Rio Grande-MG.

Fonte e fotos: Prefeitura de Piedade do Rio Grande