“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Cukier, fazia um estágio na Nasa e no seu terceiro dia fez a descoberta de um novo planeta

Foto 01 (Créditos: Nasa/AFP)

Em 2019, quando Wolf Cukier (17) estava no segundo ano do ensino médio na Scarsdale High School, em Nova York, ele conseguiu um estágio de dois meses no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland.

Wolf Cukier, que descobriu novo planetaImagem: Reprodução/Instagram

Seu trabalho era examinar as variações no brilho das estrelas capturadas pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA e enviar as informações para o Planet Hunters TESS, o projeto de ciência cidadã que permite que pessoas que não trabalham para a NASA ajudem a encontrar novos planeta – saiba mais sobre o projeto aqui.

Durante o terceiro dia do seu período de estágio, Cukier (foto abaixo) descobriu um novo planeta.

A NASA anunciou a notícia em seu site, depois de confirmar o trabalho do jovem, apresentar um artigo científico de Cukier criado em co-autoria com cientistas do Goddard Space Flight Center, Universidade Estadual de San Diego, Universidade de Chicago e de outras instituições, e anunciar a descoberta do planeta, agora chamado de “TOI 1338 b”, na 235 ª reunião da American Astronomical Society.

“Eu estava examinando dados sobre o que os voluntários tinham sinalizado como um binário eclipsante, um sistema onde duas estrelas orbitam entre si, e do nosso ponto de vista, elas se eclipsam a cada órbita”, disse Cukier diz à NASA. “No terceiro dia do meu estágio, eu vi um sinal de um sistema chamado TOI 1338. No começo eu pensei que era um eclipse estelar, mas algo não estava certo. No fim vi que se tratava de um planeta”.

O TOI 1338 b é um primeiro planeta circumbinário, um mundo orbitando duas estrelas, e o primeiro deste tipo capturado pelo sistema TESS. De acordo com a NASA, ele é 6,9 vezes maior que a Terra, com um tamanho entre Saturno e Netuno, e está localizado na constelação Pictor, que fica a cerca de 1.300 anos-luz da Terra. As duas estrelas orbitam uma à outra a cada 15 dias, e uma delas é 10% maior que o nosso Sol.

Créditos: NASA/Goddard Space Flight Center/Chris Smith

Fonte: Mundo Conectado