“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Seleção Feminina de Vôlei perdeu a invencibilidade nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, diante da equipe da República Dominicana. A decisão do torneio terminou por 3 sets a 0, com parciais de 26/24, 25/16 e 25/19 e medalha de prata para o Brasil.

No primeiro set houve muito equilíbrio, até o Brasil abrir uma leve vantagem em 14 a 11, após ataque de Sabrina, a Sassá, mas que foi se diluindo até as dominicanas virarem o set em 21 a 20. Daí para frente, a equipe adversária mostrou força e fechou o primeiro set em 26 a 24, na parcial em que o Brasil demonstrou a maior resistência.

“Uma pena o primeiro set, porque se a gente conseguisse finalizar (o set), a confiança poderia ser diferente para uma equipe jovem, poderíamos pressionar a República Dominicana. Mas o ‘se’ e o ‘talvez’ não existem no esporte e vamos sair de cabeça de erguida”, disse o treinador Paulo Coco.

A derrota no primeiro set fez a jovem seleção brasileira sentir o peso de uma decisão, e as dominicanas abriram logo uma larga vantagem de 9 a 1 na segunda parcial. O amplo domínio adversário em nenhum momento do set foi abalado, e acabou se confirmando com a vitória por 25/16 e 2 sets a 0 para a República Dominicana no placar.

Além das adversárias, a seleção brasileira ainda tinha contra a torcida dos chilenos, que apoiaram as dominicanas, desde o início da partida. Cada ponto adversário, o estádio vibrava e fazia muito barulho.

E assim foi também no terceiro set, em que a seleção brasileira mostrou mais poder de reação, mas que não foi o suficiente, porém, para segurar o placar. As dominicanas venceram por 25/19 e fecharam a partida em 3 sets a 0.

Com as informações do Comitê Olímpico Brasileiro

Fotos: Gaspar Nobrega / COB