“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Na tarde da terça-feira, 19 de dezembro, foi realizado o primeiro teste de funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto do município. A Estação faz parte do Sistema de Tratamento de Esgoto de Olaria, responsável pela coleta e tratamento de 100% de todo o esgotamento sanitário da cidade.

Nos próximos dias, o sistema de coleta de esgoto será testado com acompanhamento da empresa executora da obra, bem como dos responsáveis pela fiscalização da AGEVAP/CEIVAP e da prefeitura.

Após os testes, o sistema ficará liberado para que as ligações domiciliares sejam feitas e então iniciará a coleta do esgoto de todas as residências, o que deve ocorrer no início do ano de 2024. Vale lembrar que o sistema ainda não está operando e a rede em utilização é a antiga rede.

De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, dos 853 municípios mineiros, somente 83 possuem o Índice de Avaliação do Esgotamento Sanitário Municipal (IESM) considerado bom, e na região, todos os municípios estão em situação precária quando se trata de tratamento de esgoto.

O tratamento de esgoto é a base para qualquer município crescer e se desenvolver de forma sustentável, garantindo melhoria de vida para a população.

A maior obra da história da cidade vai propiciar a base para o crescimento e desenvolvimento da população, colocando a cidade entre as mais desenvolvidas do Brasil.

Fonte e fotos: Prefeitura de Olaria