“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O município de Soledade de Minas foi selecionado como uma das 12 novas cidades beneficiadas com o curso de formação para o uso das inovações LEGO Braille Bricks, promovido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Com essa inovação, os educadores locais terão a oportunidade de se capacitar no uso dessas ferramentas educacionais revolucionárias, contribuindo para um ensino mais inclusivo e acessível nas escolas de Soledade de Minas.

As surpresas não param por aí! Também serão doados os kits de LEGO Braille Bricks para o município. Tudo isso permitirá que as crianças soledadenses tenham acesso às ferramentas divertidas e educativas, promovendo a inclusão e o aprendizado para todos, independentemente de suas habilidades visuais.

A conquista é motivo de muito orgulho e felicidade para a comunidade educacional de Soledade de Minas. “Estamos extremamente felizes por fazer parte dessa jornada em prol da igualdade e da acessibilidade. Acreditamos firmemente que a educação inclusiva é o caminho para um futuro melhor e mais justo para todos”, afirma o departamento de Educação nas redes sociais.

A administração municipal, através da secretaria de Educação, expressou os sinceros agradecimentos à Fundação Dorina Nowill para Cegos por essa oportunidade incrível e pelo compromisso contínuo em tornar o mundo um lugar mais inclusivo.

Conheça um pouco dos critérios do projeto:

O Programa Braille Bricks Brasil prevê a doação do Kit LEGO® Braille Bricks e o curso de formação para uso do recurso pedagógico, sendo que: As parcerias são feitas com as secretarias municipais de educação e com as organizações especializadas na área da deficiência visual que atendem crianças de 4 a 10 anos de idade em processo de pré-alfabetização e alfabetização; a escolha dos municípios que receberão as doações é feita pela Fundação Dorina e de acordo com a parceria LEGO/Fundação Dorina, os kits não podem ser comercializados.

A utilização do material poderá variar de acordo com criatividade do professor e do estudante, tendo em vista sempre o conhecimento dos símbolos, a formação de palavras e frases, a montagem de objetos e muitas outras atividades pedagógicas.

O conceito LEGO Braille Bricks é uma metodologia baseada em brincar que ensina o Braille a crianças com deficiência visiual com intuito de alfabetizar brincando.

Fonte e fotos: Prefeitura de Soledade de Minas