quinta-feira, 21 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

De 15 a 17 de outubro, a “Semana do Campo Limpo” será realizada em Juiz de Fora com o objetivo de recolher as embalagens vazias de agrotóxicos, incluindo as sobras vencidas. Os produtores rurais poderão descartar os materiais no CEASA, atrás do Mercado Livre do Produtor Rural (Pedra), das 8h às 16h.

Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo é um modelo global de logística reversa para embalagens vazias de agrotóxicos, assegurando seu descarte ambientalmente correto. A logística reversa abrange o percurso das embalagens, desde o uso na agricultura até o descarte.

O programa envolve diversos agentes, como agricultores, indústrias, distribuidores, cooperativas e o poder público. Os agricultores devem realizar a tríplice lavagem, inutilizar, armazenar e entregar as embalagens em postos de recebimento até um ano após a compra.

Comerciantes devem informar o local de entrega na nota fiscal, enquanto as indústrias são responsáveis pela reciclagem ou incineração. O IMA fiscaliza o cumprimento dessas obrigações em Minas Gerais e promove a educação sobre a importância do programa. O Sindafa-MG apoia iniciativas que visam a preservação do ecossistema.

Com as informações do IMA e SINDAFA-MG

Foto: Reprodução / Internet

Compartilhe:
Exit mobile version