sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Na semana em que a Constituição Federal de 1988 completa 36 anos, a Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) promoveu uma aula magna com o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Velloso. O evento ocorreu na terça-feira, 1º de outubro, no Plenário do TRF1, em Brasília, e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da Corte, desembargador federal João Batista Moreira, e a vice-presidente, desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas.

Durante sua palestra, o ministro Carlos Velloso destacou que a Constituição de 1988 é a mais democrática já adotada pelo Brasil. Ele apresentou um breve histórico das constituições anteriores e enfatizou que a CF de 1988 é uma garantidora de direitos. Velloso ressaltou a importância da dignidade humana e dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa como fundamentos da República.

O ex-presidente do STF também afirmou que a Constituição consagra valores fundamentais como a democracia, a liberdade e a igualdade, proclamando o princípio da legalidade e assegurando os direitos à liberdade de opinião, manifestação e organização, além de rejeitar a censura.

Fonte e Foto: trf1oficial

Compartilhe:
Exit mobile version