“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Câmara Municipal de São Lourenço realizou na tarde de quinta-feira, 21 de março, uma Sessão Solene em homenagem às comemorações do centenário de fundação da Sociedade Brasileira de Eubiose. Fundada em 10 de agosto de 1924, na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira de Eubiose tem a cidade de São Lourenço como sede.
Com a presença de diversos membros da sociedade, convidados e autoridades, o Plenário Juscelino Kubistchek de Oliveira foi tomado por uma energia agradável que permeou a sessão e trouxe, através de depoimentos dos convidados, toda história da SBE.
Na ocasião o mestre de cerimônias, Natan de Oliveira, convidou pra compor a mesa o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço, vereador Willian Rogério de Souza; o prefeito de São Lourenço, Walter Lessa; o presidente da Sociedade Brasileira de Eubiose, Leonardo Faria Jefferson de Souza; a vice-presidente da SBE, Selene Jefferson de Souza; o diretor administrativo da SBE, Elielson Vianna Gomes, e o administrador do departamento da Sociedade Brasileira de Eubiose de São Lourenço, Ricardo Ferreira. Estavam presentes ainda na sessão solene os vereadores Rodrigo Martins de Carvalho e Valdinei Alves Ferreira.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e do hino “Alvorecer do Novo Ciclo” da Sociedade Brasileira de Eubiose, os presentes na Casa Legislativa assistiram ao vídeo institucional que destacou, em uma produção ao estilo linha do tempo, toda a história da SBE no Brasil, desde sua fundação até os dias atuais.
Em sua fala o presidente da SBE, Leonardo Faria Jefferson de Souza, agradeceu as palavras dos presentes e a homenagem oferecida a instituição através da Câmara Municipal de São Lourenço. O presidente da Eubiose destacou também o ótimo relacionamento da instituição com o Poder Público em todas as suas esferas e se disse honrado como cidadão são-lourenciano, mesmo após estar na Assembleia Legislativa de São Paulo e no Distrito Federal, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal em Brasília, em poder discursar na mesma tribuna que um dia o saudoso ex-presidente da SBE, Hélio Jefferson de Souza, proferiu discursos memoráveis. “Ainda há muito a ser feito pela SBE em prol de nossa cidade, porque mesmo a SBE sendo ainda desconhecida por muitos munícipes sobre os objetivos dela, entendo que hoje estamos tendo uma oportunidade ímpar de trazer a toda população são-lourenciana um pouco do nosso trabalho e de tudo que construímos ao longo desses 100 anos”, finalizou o presidente da Sociedade Brasileira de Eubiose, Leonardo Faria Jefferson de Souza.
O presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço, Willian Rogério de Souza, destacou a satisfação estar na presença de pessoas tão queridas e admiradas pela sociedade ressaltando o importante trabalho desenvolvido pela SBE em todas as cidades que se faz presente, principalmente em São Lourenço. Em sua fala, o presidente da Câmara ainda destacou o dia 21 de março em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down.
O prefeito de São Lourenço, José Walter Lessa, ressaltou a importância da Sociedade Brasileira de Eubiose para São Lourenço e reverenciou o trabalho desenvolvido pela instituição em prol de toda comunidade destacando principalmente o trabalho do saudoso ex-presidente da SBE, Hélio Jefferson de Souza, que conciliou seus compromissos com a SBE e o mandato de vereador no município de São Lourenço.
Ao final da cerimônia, o presidente da Sociedade Brasileira de Eubiose, Leonardo, destacou que, com o apoio do vereador Willian juntamente a deputados estaduais, a instituição busca agora o “Dia Estadual da Eubiose” em Minas Gerais, uma vez que já existe, através de leis, o dia municipal e nacional da Eubiose. E ao final, a pedido do presidente da Câmara Municipal de São Lourenço, vereador William Rogério de Souza, o presidente da Sociedade Brasileira de Eubiose declarou encerrada a presente sessão.

Conheça mais sobre a Eubiose
A Sociedade Brasileira de Eubiose foi fundada por Henrique José de Souza (1883-1963), apoiado por sua esposa Helena Jefferson de Souza (1906-2000), em São Lourenço, no ano de 1921.
A Sociedade Brasileira de Eubiose é uma entidade autônoma, com fins culturais, constituída de livres-pensadores. Como escola iniciática, baseia-se na Doutrina Eubiótica, revelada por seu fundador, o Professor Henrique José de Souza.
Seu objetivo imediato é manter um núcleo de escol para o preparo do terreno e das sementes da Era de Aquário que, segundo velhas tradições, surgirá na América, no início do Século XXI, tendo o Brasil como foco irradiador.
Do vasto programa que vem empreendendo desde sua fundação, em 1924, faz parte o combate ao analfabetismo, aos vícios e maus costumes sociais, ao fanatismo, à superstição, à mentira, ao erro e tudo o mais quanto possa entravar a evolução humana. Cultiva a fraternidade universal; dedica-se ao estudo comparado das ciências, artes, filosofias e religiões de todos os povos, através das idades; estimula o desenvolvimento do espírito de livre investigação e crítica, único caminho capaz de transformar o homem em um ser superior

 

Por Tiago Carvalho
Com Informações www.eubiose.org.br