“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Na manhã de 17 de dezembro de 2023, a sede do Legislativo de Soledade de Minas foi palco da Sessão Solene de entrega de Título de Cidadão Honorário Soledadense e Diploma de Mérito Legislativo. A cerimônia marcou o aniversário de 85 anos de emancipação político-administrativa do município, a qual concedeu a honraria a figuras importantes que fazem parte da história da cidade.

A sessão foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Jorge Luiz Nogueira, que compôs a mesa junto aos demais vereadores e ao Prefeito Municipal Lúcio Antônio Alves e a Vice-Prefeita Lygya Rada Reis. Os 10 homenageados foram chamados para compor o lugar de destaque no plenário, sendo eles Antônio Ezequiel Ferreira; Douglas Matias Lemos; Gládio da Nova Leonardi; João Continente da Rocha; José Fernandes Leite; José Roberto Guimarães; Renato Paredes Carvalho dos Santos; Rondinei Lamin Gomes; Rosângela de Carvalho e Stella Maris Rodriguez Fernandez.

A execução do Hino Nacional Brasileiro, bem como o Hino de Soledade de Minas, procedeu a leitura das biografias dos homenageados com a honraria pelo Secretário da mesa, vereador Maurílio Vieira da Rocha Filho. Este é um dos momentos mais marcantes da cerimônia, pois faz o resgate da história do homenageado e sua trajetória de vida até o presente momento. Os familiares destas importantes figuras estiveram presentes acompanhando cada passagem, se emocionando e compartilhando da felicidade do recebimento da homenagem.

Cada vereador proponente de seu projeto pôde falar um pouco sobre o seu homenageado e o motivo da referida indicação, demonstrando admiração e justificando o motivo da escolha, a qual recebeu aprovação de toda a edilidade. Os homenageados, por sua vez, também puderam pronunciar, ou deixaram a cargo de algum representante de agradecer pelo título recebido.

O prefeito Municipal, Lúcio, em seu espaço de fala, parabenizou os vereadores pela escolha dos homenageados e acolheu com carinho os novos filhos do município, que agora são oficialmente cidadãos soledadense. A Vice-Prefeita, Lydia, ressaltou a importância do papel que os políticos desempenham para o bem-estar da população, com o apoio da população, e proferiu doces palavras a aqueles que receberam a homenagem, desejando um 2024 repleto de felicidades e realizações.

Ao final da sessão, o presidente Jorge Luiz tomou a palavra, convidando a todos para cantar os parabéns ao aniversário da cidade, bem como ao vereador Paulino Maciel Bacelar, que também faz aniversário nesta data tão especial. Sendo feitas as devidas considerações e agradecimentos, o presidente declarou encerrada a sessão que ficará marcada na parede e na memória de cada munícipe homenageado que, de agora em diante, carrega consigo o orgulho de fazer parte da identidade de Soledade de Minas.

Por Sidney Franco