“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Há mais de 35 anos, o Rotary Internacional trabalha para erradicar a poliomelite.  Como parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, os casos foram reduzidos em 99,9% desde o primeiro projeto de vacinar crianças nas Filipinas, em 1979, estando mais perto do que nunca de livrar o mundo desta doença.

A pólio é uma doença infecciosa, paralisante e potencialmente mortal que afeta mais comumente crianças menores de cinco anos. O vírus passa de pessoa para pessoa, normalmente pela água contaminada, podendo atacar o sistema nervoso.

Os associados do Rotary doaram mais de US$2,1 bilhões e incontáveis horas de trabalho para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia infantil em 122 países. Os esforços de sensibilização do Rotary contribuíram para obtenção do apoio governamental de diversos países, os quais destinaram mais de US$10 bilhões à causa.

Atualmente, a pólio permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão. Porém, é crucial continuar trabalhando para manter outros países livres dela. Se todos os esforços de erradicação parassem hoje, dentro de 10 anos, a doença poderia paralisar até 200.000 crianças por ano.

A campanha deste ano no dia “D de vacinação”, assim como em outros anos, é uma parceria do Rotary Internacional com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de todo o Brasil para que, juntos, seja possível erradicar a Pólio no Mundo.

Neste ano de 2023, o Rotary internacional assumiu um novo compromisso e os companheiros do Rotary Club Caxambu lançaram no sábado, 21 de outubro, juntamente com a Secretaria de Saúde da cidade o projeto “Hepatite Zero” até 2030, onde os companheiros Rotarianos se comprometem em Erradicar as Hepatite B e C até 2030.

O Rotary Club Caxambu, através do Embaixador da Campanha “Hepatite Zero” no município, Senhor Sayuki Yamaoka, procurou a prefeitura e a secretária de saúde Senhora Bernadete, tornando possível realizar a campanha que começou no último sábado (21) em Caxambu. A unidade que fará o acompanhamento dos positivados fica em São Lourenço, com a prefeitura de Caxambu realizando o transporte.

A parceria no lançamento da Campanha foi proposta pelo Rotary Internacional e o Rotary Club Caxambu. Essa campanha da Erradicação da Hepatite Zero tem o propósito de testar todos os municípios onde o Rotary está presente, pelo menos nessa primeira etapa e depois estendê-la por todo país.

A campanha da pólio é feita há mais de 35 anos em todos os países do mundo e a Campanha da Hepatite Zero começou neste ano de 2023.

Com informações: Rotary Clube Caxambu

Fotos: arquivo Aninha Felício