“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O alinhamento também foi realizado na mesma data em outras unidades regionais e também a nível estadual

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha realizou, no dia 7 de agosto, uma reunião para alinhamento territorial entre os órgãos e unidades regionalizadas para a prevenção e enfrentamento da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) na região. O alinhamento também foi realizado na mesma data em outras unidades regionais e também a nível estadual.

Até o dia 8 de agosto de 2023, conforme o painel de monitoramento de focos confirmados de gripe aviária, disponibilizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), constam 77 casos confirmados de IAAP, sendo 75 em aves silvestres e 2 em aves de subsistência no Brasil. Em Minas Gerais não há casos confirmados.

A autoridade sanitária e referência técnica em vírus respiratórios da SRS Varginha, Monique Borsato Silva Filardi, enfatizou que “é preciso sempre orientar as pessoas a não se aproximarem ou tocarem em aves, com sintomas ou mortas, que estejam sob suspeita de contaminação. O ponto focal para apuração de casos suspeitos é o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que deverá ser acionado para a verificação”.

Neste cenário de cuidados preventivos em  relação à doença no estado, durante o evento foram reforçadas as orientações relativas ao Plano de Contingência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para enfrentamento da gripe aviária em Minas Gerais; à Nota Técnica Nº 02/2023, do Mapa com orientações técnicas gerais para prevenção da disseminação da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves silvestres e à Nota Técnica Nº 38/2023, do Ministério da Saúde (MS), com orientações atualizadas para a vigilância da doença em humanos.

Participaram do encontro a superintendente regional de Saúde de Varginha, Regina Paula Ferreira Pinto Siqueira, referências técnicas da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde e Atenção à Saúde da Regional. Foram convidados representantes regionais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Polícia Militar (PMMG) e Corpo de Bombeiros (CBMMG).

Alinhamentos

Os meios de comunicação com o IMA foram reforçados pela Regional de Varginha aos municípios de sua área de abrangência por e-mail, em reunião de capacitação e reunião da Comissão Intergestores Bipartide (CIB). Também foi criado um grupo de comunicação instantânea entre os órgãos regionais para troca permanente de informações e orientações sobre a região. Outras reuniões devem acontecer em breve com os municípios e órgãos estaduais pertinentes.

Gripe aviária

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), tem reforçado o alerta de prevenção da gripe aviária A (H5N1), especialmente em seus canais oficiais.

Conforme divulgado pelo órgão, dentre os indícios de infecção pelo vírus H5N1 nas aves estão morte súbita, depressão severa, apatia, diminuição ou ausência de consumo de ração e falta de coordenação motora. Ao observar quaisquer desses sintomas, o IMA recomenda a notificação por meio do WhatsApp 31 8598.9611 ou por e-mail, selecionando sua cidade neste link: http://ima.mg.gov.br/atendimento/nossas-unidades.

Por: Thayane Viana de Carvalho Lenzi / Secretaria de Estado de Saúde

Foto: Secretaria de Estado de Saúde