“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A cidade de Alagoa, em Minas Gerais, celebra a conquista do Queijo Faixa Dourada, reconhecido como o Melhor Queijo Artesanal de Leite Cru do Brasil, recebendo também a medalha de Bronze no prestigiado Mondial du Fromage 2023, na França. Este queijo, maturado por 30 dias com azeite local, é um verdadeiro tesouro gastronômico, representando o cuidado e a tradição da produção artesanal da região.

O prefeito Juliano Diniz teve a honra de presentear o Governador Romeu Zema com uma “caixinha da felicidade” contendo o renomado Queijo Faixa Dourada. Essa conquista é fruto de um trabalho árduo e dedicado, iniciado em 2009 com a venda online do queijo e culminando com o reconhecimento oficial de Alagoa como região produtora de queijo artesanal em 2010.

A valorização do queijo na região é um esforço coletivo, envolvendo a Prefeitura Municipal de Alagoa, a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, a Emater-MG, o Instituto Mineiro de Agropecuária, a EPAMIG e a Embrapa Gado de Leite de Juiz de Fora, entre outras instituições e pessoas comprometidas com o desenvolvimento da produção artesanal.

Essa conquista não apenas coloca Alagoa no mapa nacional e internacional como produtora dos melhores queijos da região, mas também destaca a importância do patrimônio cultural e gastronômico representado pelo queijo artesanal. Que essa vitória inspire ainda mais reconhecimento e apoio para os produtores locais e fortaleça a tradição queijeira de Alagoa.

Fonte e Foto: Queijo D’Alagoa/MG