“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

 

Na terça-feira (28/11), alunos das turmas dos 5º anos das Escolas Municipais Hildebrando Teixeira e Prefeito Edmundo Bosco Ribeiro das professoras Camila, Lidiane e Edriana, juntamente com a diretora Suely Marinho e a professora Simone Brasil, que também é membro do CMPC realizaram mais uma etapa programada do Projeto Educação Patrimonial 2023 que acontece em parceria com o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, esse ano com o tema: “Fazendas Antigas do Município”.

Desta vez, a atividade foi realizada na centenária Fazenda do Tijuco, de propriedade do Sr. José Gilmar de Rezende Monteiro e D. Marilene Silva, popularmente conhecida como D. Pila. Alunos e professoras foram recebidos com muito carinho, simpatia, atenção e entusiasmo pelo casal, proporcionando assim um momento de troca de conhecimento, valorização das tradições e vivências da vida nas fazendas, cultura e história local. A fazenda herança de família do Sr. Gilmar, é bem inventariado como patrimônio cultural, preserva tradições e costumes desde memória afetiva a mobiliários antigos e árvores centenárias que contribuem para a preservação e valorização da cultura do município.

Os alunos vivenciaram um pouco da história repassada pelo casal, sempre com muito carinho e atenção deixando-os muito à vontade para que pudessem desfrutar de tudo de bom que o espaço oferece e pudessem também adquirir novos conhecimentos. Foi um momento prazeroso e enriquecedor para os alunos, professoras e todos que ali estavam. É importante ressaltar que o conhecimento desperta o interesse da valorização, resultando assim em preservação de nossa cultura e história do patrimônio local.

Fonte: Suely Marinho – Prefeitura de Piedade do Rio Grande