“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O Procon Municipal, órgão da Prefeitura de Belo Horizonte, alerta os consumidores sobre cuidados necessários na hora de comprar o presente do Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (12). A data, que é a segunda que mais movimenta o comércio no ano – ficando atrás apenas do Natal – reflete no aumento de acionamentos do Procon. Entre abril e junho de 2023, o órgão registrou crescimento de 47% do número geral de denúncias e reclamações. Em 2022, o salto foi de 36%.

Entre os principais problemas relatados pelos consumidores estão devolução e troca de produtos, descumprimento de oferta, fraude, produto não entregue, produto com defeito.

A diretora do Procon Municipal, Ana Paula Castro, ressalta que os relatos com relação às compras virtuais são os mais recorrentes.

“Muitas pessoas deixam para comprar o presente em cima da hora e não se atentam a medidas importantes de segurança, para evitar cair em golpes. O ideal é decidir com antecedência qual será o presente, pesquisar preços e poupar para comprá-lo à vista, se possível, conseguindo desconto e sem pagar juros”, orienta Ana Paula Castro.

Confira as dicas para compras online:

Verificar a confiabilidade do site

Consultar o CNPJ da empresa no site Confiável

Desconfiar de ofertas boas demais

Ter senhas fortes

Não clicar em links desconhecidos

Evitar pagamento com Pix. Cartões são mais seguros

Outras precauções:

Saiba quanto poderá gastar, analisando e fazendo um diagnóstico financeiro

A compra deve ser feita com paciência, tranquilidade e foco, para que não se gaste mais que o programado

Pesquisar com antecedência os preços, tanto online como presencial

Dar preferência ao comércio local, ajudando a economia no seu bairro

Se tiver que parcelar, tenha controle dos gastos

O consumidor que for vítima de irregularidades deve agendar o atendimento presencial ou online no Portal de Serviços da PBH.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

 Foto: Adão de Souza/ PBH