“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Uma das principais vias de acesso da região do Nacional, por onde passam diariamente milhares de veículos, a avenida Geraldo Rocha está sendo totalmente recapeada. A via, que começa na Rua Verbo Divino e termina na Avenida Severino Ballesteros, tem uma extensão total de 1,63 km e possui duas faixas de tráfego, divididas por um canteiro central. Ela é uma das principais vias de ligação de toda a região. Por ela também passa todo o trânsito das empresas de logística e dos centros de distribuição instalados naquela região.

Devido à sua importância, ela foi incluída na continuidade do Programa “Asfalto Novo”, o maior em pavimentação na cidade nos últimos 40 anos. No último sábado (20), a prefeita Marília Campos fez uma visita de inspeção às obras. Junta a ela estiveram o vice, Ricardo Faria; o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (Transcon), Saint Clair Terres; o subsecretário de Obras e Manutenção, Jaci Cota Teixeira; e representantes do Legislativo municipal.

Um dos sentidos da via já está concluído. A previsão é que as obras de recapeamento terminem em 30 dias. O investimento é de mais de R$ 8 milhões. As obras vão favorecer não apenas o tráfego, mas também a segurança e o conforto de quem transita pela via.

A prefeita Marília Campos destacou a importância dos trabalhos naquela avenida. “Primeiramente, é garantir dignidade e conforto a todos os que transitam pela via, chegando ou saindo da região do Nacional. É uma intervenção importante porque aqui tem um fluxo grande de caminhões, dada a grande presença de centros de distribuição da área”, afirmou.

O subsecretário de Obras e Manutenção, Jaci Cota Teixeira, explicou que a obra segue o padrão que vem sendo executado em toda a cidade, com a retirada completa do asfalto antigo e a colocação de um pavimento, completamente novo, com uma capa asfáltica de cerca de seis centímetros. “Em alguns locais, verificada a necessidade, são feitos reparos na estrutura da via desde a base até a camada de asfalto por cima da área de rolamento. Nesse processo também são aprimoradas as redes de drenagem superficiais, com renovação de sarjetas e meios-fios — além da sinalização horizontal e vertical, o que permite um melhor escoamento de águas, principalmente em épocas de chuvas˜, relatou.

Já o presidente da Transcon, Saint Clair Terres, ressaltou que, “m caso de necessidade, também são realizadas adequações de trânsito, seja por meio da implantação de quebra-molas, ciclofaixas, entre outras intervenções”.

Todo projeto é pensado para garantir a qualidade do asfalto na cidade e sua durabilidade, a fim de que não haja a necessidade de reparos pelos próximos anos, o que reduzirá os custos com a Operação Tapa-Buraco (OTB).

Em sua continuidade, o Programa “Asfalto Novo” está revitalizando o pavimento de vias danificadas, sendo iniciadas pelas principais vias e corredores da cidade, adentrando para os bairros dentro de um planejamento. No Nacional, mais de 60 ruas também serão recapeadas.

Com as informações da Prefeitura de Contagem

Foto: Luci Sallum / PMC