“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O Jornal Panorama teve a oportunidade de conversar com o presidente da Câmara de Cristina, vereador José Victor dos Reis Junior, mais conhecido como Juninho Reis. Na oportunidade foram falados sobre temas de relevância ao município, parceria com o Poder Executivo e planos para o biênio 2023/2024.

Logo no início, Juninho Reis revelou sobre sua trajetória política que iniciou repentinamente, resolvendo ser candidato praticamente na última hora. Juninho é comerciante, casado e tem uma filha, e há um bom tempo trabalha em Cristina e conhece bem as necessidade e os anseios da população. “Nunca me interessei em ter o envolvimento na política do município, estava sempre por ali, observando e acompanhando, ajudando a todos sempre que possível até que chegou o momento que esse chamado veio e resolvemos trabalhar em prol da cidade, trazendo mais transparência e levando a população sobre tudo que ocorre dentro de uma Câmara Municipal”, revelou o presidente.

Eleito para o biênio 2023/2024, o vereador disse que sempre pautou pela conversa e negociação, com a visão de apoio em comum. O presidente informou da dinâmica exercida pelo administrador municipal. “O prefeito Ricardo ouve muito a gente, escuta a ansiedade da Câmara, ele já foi vereador e já sabe as dificuldades que encontramos aqui dentro para atender a população. E a facilidade está nesse canal direto, e na execução dos trabalhos acabamos por ter maior eficiência. A Câmara Municipal hoje, os vereadores que aqui trabalham, trabalham em prol da população”, destaca o presidente.

Sobre as atuais situações vivenciadas pelo município, o presidente Juninho falou sobre o período das fortes chuvas. Os vereadores e a prefeitura estão em ligação direta, e no momento que a população tem a necessidade, conta com o apoio da Defesa Civil. “Uma comunicação com planejamento de forma a solucionar mais breve possível essas questões”, citou. O presidente também revelou sobre as emendas impositivas, um trabalho que sempre está disponível através de recursos. Neste ponto também colocou aquilo que irá favorecer a população rural e as estradas nesse período de chuva. “Cristina passou por muitas dificuldades com a chuva mas está indo muito bem, e a população está sendo atendida”, destacou.

Diante aos projetos já vistos pela Câmara Municipal, o presidente abordou sobre a construção das casas populares e das estações de tratamento de água. “Temos bairros onde, devido às chuvas intensas, ocorreram muitos desmoronamentos. Eram recursos precários de captação durante muitos anos. E agora está com o momento da população rural estar mais para a cidade, isso teria que ser revisto. E foi revisto pelo prefeito Ricardo, que teve uma visão muito ampla da necessidade de se construir uma estação de tratamento de água a mais na cidade. Essa estação fica no bairro da Glória, seguindo as fases de projeto e em breve bairro como o Centro, Vila Esperança, Parque São José, Bicão, um dos que sofreram muito com as chuvas intensas, serão atendidos com uma água de muita qualidade. E também tem a estação da Vargem Alegre que está em sua fase final e daqui a uns dias deve estar em funcionamento”, relacionou o presidente.

Juninho ainda relacionou a importância de se pensar na urbanização de bairros como o Vargem Alegre e o Sertãozinho, “bairros importantíssimos ao município que devem ser assistidos, urbanizados, tem que vir o desenvolvimento”.

Sobre as casas populares, disse sobre o anseio da população. “Aqui em Cristina há uma carência muito grande nas moradias, e essa visão foi feita, sendo abraçada pela câmara municipal, pela prefeitura. E segue o projeto. Daqui a uns dias teremos novidades a todos. São coisas boas”, informou.

O entrosamento entre os poderes foi destaque da conversa, onde o presidente citou sobre o “Canal direto entre os Poderes Legislativo e Executivo, não se faz curva, ele vai direto entre o Legislativo e o prefeito. Prefeito Ricardo ouve muitas nossas solicitações, está sempre aberto ao diálogo. Tudo o que o prefeito tem em contato com a Câmara é discutido. Na parte de recursos cabe os vereadores, mas na parte de execução, cabe o prefeito, não tem como o vereador fazer obras, tem como ele indicar obras, indicar recursos na questão das impositivas. Agora a parte de execução é do Executivo nas condições dele e são muito bem executadas”.

Sobre a atual Mesa Diretora, o presidente disse sobre os membros que segue com ele esse trabalho, o vice-presidente vereador Job Dias Fernandes Filho, o secretário vereador Ademilson Soares Pinto (Nil) e o tesoureiro vereador Antonio Onório dos Santos. Sobre a ligação, o presidente cita a “capacidade de conversarmos e sempre acharmos um ponto em comum que vai ser satisfatório a todos, pois ponto de vista cada um tem o seu, mas agora o interesse em comum tem que ser compartilhado. Temos que conversar e ver aquilo que a maioria é realmente do interesse dela e colocar em prática. Graças a Deus a nossa Câmara é uma Câmara com muitas indicações aprovadas, com muitos projetos aprovados, Câmara que trabalha, que pensa o tempo inteiro no cidadão cristinense”, salienta.

Sobre a estrutura da Casa, o presidente citou que precisa de uma modernização, “não tem como você trabalhar com uma Câmara que você chega e há condições desse trabalho ser cumprido. Demanda muito grande de material, papel, impressão. A casa tem essa necessidade. Estamos organizando o espaço da Câmara, sua parte interna que é um casarão histórico, e pretendemos fazer pinturas na parte interna e externa, deixá-las em condições apresentáveis. É uma Câmara antiga que sempre está sofrendo as questões do tempo. Pretendemos fazer o tombamento da fachada que deve acontecer nos próximos meses”, revela.

Outro ponto que o presidente traz é sobre levar a população na Câmara, através de encontros, entre eles um encontro em maio.  O presidente destaca que pretendem realizar a entrega da Medalha Delfim Moreira, entrega de honraria aos cidadãos cristinenses de destaque, também possuem o planejamento do Café com Música, onde pretendem montar oficinas, entre outros momentos.

“População cristinense tem uma participação muito grande com o contato direto com a gente, nosso corpo a corpo. Os vereadores possuem acesso a todos os cidadãos cristinenses em todos os bairros rurais, estamos interligados. Diversos meios de comunicação são realizados, de forma presencial, ou virtual, tudo o que é da necessidade, do conhecimento da pessoa, ou pedido de ajuda, naquilo que o cidadão cristinense ter contato com a Câmara, ele consegue”, fala o presidente. Sobre as transmissões dos trabalhos, Juninho evidenciou que são feitas transmissões ao vivo das reuniões e trabalhos da Casa Legislativa. “Com o Jornal Panorama levamos a todos todas as ações internas e realizadas pelo Legislativo, tudo é publicado no jornal”, revelou.

Ao fim, o presidente disse que a Câmara está de portas abertas a todo cidadão cristinense e ao cidadão mineiro que deseja visitar sua cidade. E pediu que os cristinenses busquem informações corretas, procurem os vereadores. “Estou à disposição de vocês o tempo inteiro, todos sabem onde me encontrar”. Finalizando o presidente destacou que a verdade deve ser sempre dita, não tem como ser omitida, “busquem informações, estamos aqui abertos a todos vocês dando total apoio ao cidadão cristinense e contando com a presença de todos na câmara nos ajudando em nossos trabalhos. Tem que participar, vir aqui, entrar em contato. Estamos à disposição de vocês sempre”, encerrou.