“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Na tarde do dia 28 de junho, foi realizado um evento sobre o Dia Nacional do Diabetes, comemorado no dia 26 de junho. Inicialmente, houve um momento de descontração com os pacientes, juntamente com o professor de violão, Chrystian, cantando e tocando. Durante esse período, aconteceu a aferição de glicemia capilar e pressão arterial de todos os presentes, realizados pelas técnicas de enfermagem Izabel e Rafaela.

Houve também uma roda de conversa. O médico do PSF, Dr.Caio, falou sobre o diabetes, especificou sobre suas causas, seus fatores de risco, seus sinais e sintomas, suas complicações, seus tratamentos, além das orientações para a sua prevenção, o autocuidado e o tratamento adequado para a doença.

Logo em seguida, a psicóloga Adriana, abordou sobre os aspectos psicológicos do diabetes, assim como o stress, a angústia e a depressão, falou sobre os fatores que influenciam na aceitação, no convívio mais saudável e uma maior qualidade de vida, especificamente a mudança de hábitos diários.

Para finalizar a palestra, a técnica de enfermagem Valdirene explicou os tipos de exames de sangue que são feitos para a prevenção, a detecção e o agravo do diabetes. Para finalizar o evento, foi servida uma deliciosa canjiquinha para todos os envolvidos, preparada pelas mãos das auxiliares de serviços gerais, Alessandra e Jaismar.

Fonte e foto: Prefeitura de Serranos