“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Nesta quinta-feira, 4 de janeiro, diversos turistas chegaram à sede da Prefeitura de Pouso Alto “Solar dos Barões” para carimbarem seus passaportes da Estrada Real. Pelo menos uma vez na semana o município recebe visita de pessoas que estão fazendo esse percurso.

O que hoje é um destino turístico bem popular, em outros tempos já foi um percurso com um objetivo muito claro: transportar ouro e diamantes das minas para os portos do Rio de Janeiro, onde seriam enviados a Portugal. A Estrada Real leva este nome justamente porque era o trajeto oficial que a Coroa Portuguesa fazia quando o Brasil era colônia.

Atualmente, a rota turística é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do país e aproveitar as paisagens incríveis, passando por graciosas cidades históricas. Ao longo dos seus milhares de quilômetros, cada caminho tem algo especial para mostrar.

Com um total de 1.630 km de extensão, a Estrada Real fica em Minas Gerais, ligando mais de 100 cidades da região ao estado do Rio de Janeiro, especialmente Paraty, e também ao estado de São Paulo. Originalmente, a rota começa em Ouro Preto, o que deu origem ao Caminho Velho, mas depois se expandiu até Diamantina.

Fonte e foto: Prefeitura de Pouso Alto