“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Em suas redes sociais, a Prefeitura de Pouso Alto publicou uma nota que diz respeito à tradicional realização do “Quadro Vivo”, apresentação feita anualmente na Sexta-Feira Santa que conta os últimos momentos de Jesus Cristo.

O documento explica a situação envolvendo a secretaria de Turismo e Cultura e o Grupo Teatral São Francisco de Assis, responsável pelo espetáculo. Confira abaixo:

“A Secretaria de Turismo de Cultura de Pouso Alto vem esclarecer e informar à população de nossa cidade que desde o ano passado após a apresentação do Grupo Teatral “São Francisco de Assis” estamos aguardando e cobrando a entrega da Prestação de Contas referente à execução de 2023 e nada foi feito. Na data de 04 de janeiro deste ano, a Secretaria protocolou um ofício entregue (em anexo), via correio e registrado com AR, encaminhado à atual Presidente, além de tratativas ao longo do ano pelo WhatsApp para que a referida Prestação de Contas fosse feita até a data de 30 de janeiro, mas o procedimento não foi realizado.

Após este prazo, no início de fevereiro foi nos entregue pela Presidente apenas um envelope com as notas fiscais e o extrato bancário do Grupo Teatral. Explicamos à atual presidente que uma Prestação de Contas não consiste somente na entrega destes documentos. Foi necessário então que a Secretaria de Turismo e Cultura ajudasse a Presidente a cumprir com a Prestação de Contas (o que não é obrigação nossa). Providenciamos então os formulários a serem preenchidos.

Ao conferir os valores e notas fiscais, notamos que havia algumas divergências a serem sanadas pelo Grupo Teatral. Ao enviar para o Setor de Contabilidade foi analisada, e constatado, falhas, no processo de Prestação de Contas e devidas correções para finalizar o processo de Subvenção. Foi então que os membros da Mesa Diretora se reuniram na sede da Prefeitura Municipal para serem orientados para que assim regularizassem a atual Prestação, onde eles puderam entender como deveria ser feito e ter a consciência de que a Prestação de Contas não realizada por esses responsáveis resultaria na inviabilidade de repasse do recurso de 2024 por esta Secretaria.

O que foi solicitado por esta Secretaria é que seja concluída a prestação de contas da Subvenção disponibilizada para esse grupo e em contrapartida o mesmo faz na Sexta–Feira Santa um Teatro da “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” a céu aberto no nosso município há décadas.

O Grupo Teatral “São Francisco de Assis” existe há quase 50 anos no município de Pouso Alto fomentando o Turismo e a Cultura da cidade. O “Quadro Vivo” é um grande momento muito esperado na Semana Santa pelos pouso-altenses e turistas, tanto os que residem aqui como também pelos conterrâneos que vem de longe para prestigiar o Teatro, valorizando munícipes que desde sempre fizeram o melhor e por amor ao teatro e à encenação.

Apesar do curto prazo, estamos trabalhando para que aconteça o Teatro neste ano de 2024, organizando a equipe e fazendo o Teatro que é tão aguardado por todos.

Esperamos que em 2025, o Grupo Teatral se fortaleça e dê continuidade ao trabalho majestoso que tantos outros já se dedicaram, que voltem a fazer a encenação em outra cidade e na Festa da Santa Casa também voltem com o teatro que era tão esperado por todos.

Lembramos que a Mesa Diretora ainda está ativa conforme Ata registrada em cartório da gestão 2021/2024. Assim, o Grupo Teatral terá que fazer uma Assembleia onde os membros irão votar e decidir por uma nova Mesa Diretora. Vale ressaltar que a Prestação de Contas da Subvenção do ano de 2023 deverá ser feita por toda Mesa Diretora atual e em exercício. Somente após isso, os novos membros assumirão a nova Mesa Diretora para o período 2024/2028.

É importante destacar que a Secretaria de Turismo e Cultura de Pouso Alto sempre se colocou à disposição do Grupo Teatral “São Francisco de Assis” para colaborar tanto na execução/apresentação do teatro, como também na Prestação de Contas.

Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.”

Fonte e fotos: Prefeitura de Pouso Alto