“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Prefeitura de Jacutinga, por meio da secretaria de Saúde e sua Vigilância Epidemiológica, alerta todos para a importância dos cuidados contínuos.

Ambientes com água parada são os locais de desova do mosquito, como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas, entre outros objetos que possam armazenar água.

O Aedes aegypti é um mosquito que vive dentro e no entorno das nossas casas, em qualquer local que tenha água parada. A fêmea pica a gente e depois e depois coloca os ovos em diferentes criadouros, de onde possam nascer mosquitos infectados pelo vírus ou mosquitos que vão se infectar e transmitir dengue, zika, chikungunya para as pessoas.

Para eliminar os focos do Aedes aegypti, siga as seguintes dicas:

A melhor forma de combater essas doenças é impedindo a proliferação do mosquito, eliminando os focos de criadouros. É indispensável que tarefas de prevenção e cuidados sejam rotinas individuais e coletivas: não acumule lixo e água parada nos ambientes. Vistorie regularmente áreas internas e externas. Lembrando que o Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Jacutinga