“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O último sábado (25) foi marcado pela mobilização social de conscientização sobre prevenção contra as arboviroses, nas oito regiões de Contagem. Os agentes de combate às endemias (ACE) percorreram locais estratégicos com grande circulação de pessoas, orientando e alertando a população sobre o descarte correto dos materiais e eliminação dos potenciais focos do mosquito Aedes aegypti.

A ação fez parte da Campanha Nacional de Combate às Arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela), instituída pela Lei Federal Nº 12.235 de 2010, que tem o objetivo alertar e mobilizar a população sobre a importância da eliminação dos focos do mosquito, transmissor das doenças.

A dengue é uma doença viral sistêmica, que possui quatro tipos diferentes de vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, até óbito. Segundo a assessoria técnica de Controle de Zoonoses há possibilidade de reintrodução do Sorotipo 3 da dengue na região sudeste do país, considerando que outros estados já identificaram tal presença.

“Precisamos nesse momento de engajamento, tanto do serviço público quanto da população para mobilização de retirada desses potenciais focos geradores. A prefeitura trabalha de maneira integrada para manter controle das arboviroses durante todo o ano”, destacou.

Desta maneira, aos primeiros sintomas das arboviroses, como febre, dor de cabeça, manchas pelo corpo, coceira, dor no corpo, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Para enfrentar as arboviroses é essencial que todos conheçam os riscos e saibam o que é preciso fazer para eliminar os possíveis focos e criadouros do Aedes aegypti.

Com informações da Prefeitura de Contagem

Foto: Luci Sallum / PMC