“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Com o objetivo de ampliar a cobertura e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes da cidade em 2023, a Prefeitura de Betim promoveu, neste segundo semestre, um trabalho especial de imunização nas escolas e nos centros infantis municipais. O trabalho, que começou no dia 10 de julho nas unidades de ensino fundamental, foi ampliado para a educação infantil no dia 29 de novembro.

Ao todo, foram aplicadas até a última sexta-feira (15) – dia em que o ano letivo foi encerrado – 7.147 doses de vacinas em 82 escolas e creches percorridas pelas equipes de saúde. O trabalho será retomado em fevereiro de 2024, após o recesso escolar.

A imunização dos alunos com idade entre 9 e 15 anos das escolas de ensino fundamental foi feita por meio do Vacimóvel. Para essa faixa etária foram ofertados os imunizantes contra o HPV; contra a meningite (meningocócica ACWY); contra difteria e tétano (dupla adulto dT); e contra a covid-19. De 10 de julho a 15 de dezembro, o posto-volante visitou 61 escolas e aplicou 6.356 doses.

A vacinação das crianças de 4 meses a 5 anos dos Centros Infantis Municipais (CIMs) e creches conveniadas com o município foi feita pelas equipes das 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Foram disponibilizados todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação (exceto a BCG) e a vacina contra a covid-19. Entre 29 de novembro e 15 de dezembro, foram visitadas 21 creches e aplicadas 791 doses.

“Nosso objetivo é assegurar que todas as crianças e adolescentes da cidade estejam com a imunização em dia. Por isso, o trabalho de vacinação nas escolas continua no próximo ano. Além das instituições da rede municipal, estamos nos organizando para atender também as escolas da rede estadual e particular”, explica a secretária municipal de Saúde, Patrícia Evangelista.

Com informações e foto da Prefeitura de Betim