“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão do Onça é um exemplo de preservação e ocupação para o benefício da sociedade que vive próxima ao córrego, em Belo Horizonte. Um local que já foi habitado por famílias que sofriam com o risco de inundações, agora está se transformando em um espaço completo de lazer, cultura, agricultura urbana e prática de esportes.

As áreas e as intervenções foram escolhidas em colaboração numa parceria público-social com a comunidade. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Política Urbana, em parceria com a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), na criação de espaços sustentáveis e sensíveis à população local, principalmente em áreas de proteção ambiental, pautado nas premissas do Plano Diretor e visando melhorias para a cidade e os cidadãos.

Em visita ao local, o prefeito Fuad Noman comemorou o processo de implantação do parque, proposta que contempla a preservação ambiental com o uso dos espaços pela comunidade no entorno. “O Parque Ciliar do Ribeirão do Onça, que foi aprovado pelo Coman, é uma das obra de saneamento e meio ambiente mais importante que nós temos e que nós vamos construir com a comunidade”, disse.

De acordo com o subsecretário de Planejamento Urbano, Pedro Maciel, o principal objetivo deste projeto foi a reestruturação de espaços públicos após remoções de moradores em áreas de risco, às margens do Ribeirão do Onça. “O projeto garantiu novos usos para as áreas com possibilidades de lazer, esporte e convívio para os moradores da região”, afirmou.

Melhorias

Ribeiro de Abreu – Implantação de pista de caminhada em piso intertravado, renovação do parquinho existente com brinquedos, instalação de equipamentos de ginástica e mobiliário urbano (bancos, mesas, lixeiras e bebedouro), criando outras áreas de convivência e piquenique, plantio de árvores e grama com renovação do paisagismo de algumas áreas, renovação do campo de futebol existente com a instalação de traves e redes, alambrado e tela e instalação de mastros e rede de voleibol na área do parque.

Novo Aarão Reis – criação de um novo parquinho para a comunidade e área de lazer com equipamentos de ginástica. Implantação de pista de caminhada em piso intertravado instalação de mobiliários urbanos (bancos, mesas, lixeiras e bebedouro), plantio de grama e mudas de árvores e arbustos, como ipês, palmeiras, paineiras, dentre outras, com renovação do paisagismo.

A inauguração é importante para reconhecer o engajamento da comunidade em todo o processo, desde a primeira solicitação junto à Prefeitura de Belo Horizonte para que fossem realizadas obras de melhoria nas margens do Ribeirão do Onça, até a participação na elaboração do projeto e durante as obras.

Além disso, é um convite para que o engajamento se estenda para o uso e a manutenção dos espaços, contribuindo para a integração dos moradores com os locais requalificados e para o fortalecimento das associações envolvidas.

Com as informações da Prefeitura de Belo Horizonte

Foto: Rodrigo Clemente / PBH