“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Depois de intensa mobilização para convocar pais e responsáveis de crianças e adolescentes menores de 15 anos para a multivacinação, a Prefeitura de Belo Horizonte encerrou a campanha com cerca de 90 mil doses aplicadas em 21 dias corridos. O número é superior à ação do ano passado, quando cerca de 87 mil vacinas foram administradas em um período de dois meses.

Com a campanha, de forma geral, houve aumento nas coberturas vacinais do município. A taxa do imunizante contra a febre amarela, por exemplo, subiu de 78% para 90,3%. Já a segunda dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, saltou de 50,3% para 53,6%. Já a cobertura da vacina contra a meningite, especificamente para o público de 11 anos de idade, aumentou de 98,1% para 100,9%. Considerando que a multivacinação ainda ocorreu nesta sexta-feira (10), os dados podem sofrer alterações.

“É com imensa satisfação que divulgamos esse balanço. A população atendeu nosso chamado e cumpriu o compromisso de garantir ainda mais saúde para as crianças e adolescentes. As vacinas são gratuitas, seguras e muito eficazes, além de evitar que doenças já eliminadas voltem a circular em nosso município. As doses continuam sendo ofertadas na rotina dos centros de saúde. Se o cartão do seu filho não estiver atualizado, não perca mais tempo”, alertou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.

Este ano, a campanha teve início no sábado, dia 21 de outubro, quando os centros de saúde ficaram abertos para colocar em dia a caderneta de vacinação. As unidades ofertaram os 18 imunizantes que fazem parte do calendário básico de vacinação, como rotavírus, meningocócica C, pneumocócica 10, hepatite B, pentavalente, pólio inativada, pólio oral, febre amarela, hepatite A, DTP, meningocócica ACWY, HPV, tríplice viral, dupla adulto, tríplice bacteriana adulto, gripe e as doses do imunizante BCG.
No dia D, realizado no sábado, 28 de outubro, uma grande mobilização foi realizada no Parque Municipal Renné Giannetti, além da abertura dos 152 centros de saúde da capital. Só nesse dia foram aplicadas quase 17 mil doses. Já durante o feriado prolongado, dias 2, 3 e 4 de novembro, a Prefeitura garantiu a abertura de centros de saúde e postos extras para vacinação exclusiva de crianças e menores de 15 anos. Para aproveitar o momento de sensibilização, a campanha foi prorrogada.

Com as informações da Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Prefeitura de Belo Horizonte / Divulgação