“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Prefeitura Municipal de Barbacena, por meio da secretaria de Saúde Pública (SESAP), Secretaria Municipal de Obras Públicas (SEMOP) e demais setores parceiros, tem realizado uma força-tarefa contra a dengue desde dezembro de 2023. Uma das medidas é a realização de mutirões de intensificação de visitas, remoção de inservíveis e reservatórios (pneus, materiais e entulhos de obras, carcaças de eletrodomésticos e móveis) descartados incorretamente pela população, telagem de caixas d’água, capina em bairros e terrenos baldios com a finalidade de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegyptI.

Uma outra medida adotada é a aplicação de inseticida, através do fumacê. O objetivo desta medida é realizar uma estratégia de realização de bloqueio químico, utilizado para interromper o ciclo de evolução da doença com eliminação da fêmea do mosquito, sendo empregado o uso do UBV leve através da utilização da bomba costal motorizada e/ou UBV pesado, com utilização de veículo específico para a finalidade.

Para esses casos, as ações são concentradas em locais com maior incidência de casos, que contam ainda com a realização da visita do agente aos imóveis para remoção dos reservatórios e/ou tratamento com a utilização de larvicida para remoção dos focos, como forma primordial de prevenção ao ciclo de desenvolvimento do mosquito.

Quanto ao veículo, atualmente disponibilizado pela Secretaria de Estado de Minas Gerais, em decorrência da epidemia de dengue no Estado, há a priorização de envio aos municípios com maior índice de infestação e número de casos notificados, que poderá ser consultado através do painel de monitoramento em Minas. Barbacena não está contemplada pelo Estado.

Somado a esses esforços, o processo de educação em saúde junto à comunidade é realizado através de publicações orientativas nas páginas oficias da Prefeitura, ações interativas junto a rede de ensino municipal, reunido educadores, alunos e comunidade, quanto as ações e cuidados que devem ser realizados de forma constates por todos, nas ações diárias de eliminação dos criadouros.

Importante destacar que o fumacê é um emprego de uma ação com efeito temporário, eliminando apenas os mosquitos adultos sobrevoando no momento da aplicação (que poderá não ocorrer devido a fatores climáticos como chuvas e alta intensidade de ventos), e não possui efeito residual, diferentemente das ações de remoção e eliminação de criadouros, que trazem benefícios permanentes na interrupção do ciclo de desenvolvimento do mosquito.

Com informações e fotos da Prefeitura de Barbacena